Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram grandes chamas no topo do edifício Botanik, da construtora Carrilho, que informou que não houve vítimas.
O imóvel tem 28 andares e fica localizado na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Rua Real da Torre, no número 1130 (veja vídeo abaixo). Em um dos vídeos, gravado por uma moradora de um edifício vizinho, é possível ver destroços caindo do topo do prédio em direção a rua e aos imóveis ao redor.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 20h05 desta quinta-feira (28). Também disse que enviou, inicialmente, quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio, uma plataforma e uma de comando operacional.
A equipe de reportagem da TV Globo foi ao local do incêndio e constatou que, ao menos, sete andares da construção foram atingidos pelo fogo. O Corpo de Bombeiros encontrou dificuldades para apagar as chamas, que se concentraram no topo do prédio.
Sobre o fornecimento de energia elétrica nas proximidades do local do incêndio, a Neoenergia Pernambuco informou, em nota, que:
- A rede elétrica nas imediações do prédio em construção foi desligada preventivamente “por questão de segurança”;
- Equipes da distribuidora foram até o local para auxiliar os trabalhos do Corpo de Bombeiros;
- A energia elétrica na área será imediatamente restabelecida “assim que houver condições seguras para a população”.
Por volta das 21h30, começou a chover na capital pernambucana, e a água da chuva ajudou a diminuir a intensidade das chamas no prédio. Um caminhão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi até o local do incêndio e levou água para ajudar os bombeiros a apagar o fogo no edifício. Por volta das 23h30, os militares faziam o rescaldo após controlar as chamas.
Em entrevista para a GloboNews, o especialista em gerenciamento de riscos Gerardo Portela comentou que:
- Apesar de a chuva ajudar a diminuir o fogo, rajadas mais fortes de vento podem retomar as chamas no prédio;
- Como ainda está em construção, o edifício não tem sistema de combate a incêndio;
- Nos andares mais altos do imóvel, são usadas estruturas de madeira e cola altamente inflamáveis para montar os blocos da estrutura;
- Outros focos de incêndio podem se formar com os destroços em chamas que começaram a cair e podem atingir vegetação ou outras residências no solo;
- Ainda que aparentemente as chamas estejam controladas, o incêndio só é finalizado após o resfriamento total da estrutura.
O que diz a construtora
Em nota, a Construtora Carrilho afirmou que:
- Não houve registro de vítimas;
- O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros;
- Está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente;
- Tem mais de 50 anos de atuação na área da construção civil;
- O empreendimento tem seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado;
- Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra para uma melhor avaliação da situação.
Respostas do governo e da prefeitura
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), postou uma mensagem na rede social Threads sobre o incêndio: “Acompanhando junto às forças de segurança pública a situação do prédio em construção que está em chamas, no bairro da Torre, no Recife. O Corpo de Bombeiros está atuando no local e cuidando para que todas as pessoas que moram na área fiquem seguras”.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que acompanha a situação do incêndio na sede da prefeitura junto com os coordenadores das equipes que atuam no local.
“Acionei o nosso o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os efeitos causados por um incêndio em um prédio em construção na Torre. Nossas equipes, incluindo a Defesa Civil, atuam dando suporte aos Bombeiros para bloquear o acesso às ruas e áreas próximas do local”, afirmou o prefeito.
Em nota, a prefeitura do Recife informou que:
- Equipes da Defesa Civil, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), da Guarda Municipal, de Controle Urbano e do Samu foram atuar ao lado do Corpo de Bombeiros “para bloquear o acesso às ruas e outras áreas próximas do local e prestar ajuda à população”;
- A Defesa Civil vai vistoriar o edifício e verificar as condições estruturais;
- “Para garantir a segurança e integridade de moradores, pedestres e motoristas, a CTTU está desviando o trânsito nos cruzamentos das ruas Real da Torre com a Conde de Irajá e da Rua Marques de Maricá com a Praça da Torre”.