Um caça F-35B Lightning II caiu na tarde desta quinta-feira (15) enquanto tentava pousar em uma base aérea no Texas. Imagens mostram o momento em que o avião cai e o piloto ejeta da aeronave.
A aeronave estava pairando quando começou a descer. Logo após tocar o solo, o F-35 quica e o nariz do avião subitamente desce, quebrando o trem de pouso frontal. O jato começa a girar para a direita, formando uma nuvem de fumaça branca enquanto desliza pela pista. O piloto então ejeta e caiu alguns metros a frente do avião.
O acidente ocorreu na Base da Reserva Conjunta da Estação Aérea Naval de Fort Worth (NASJRB), no Texas. Adjacente à base está a linha de produção da Lockheed Martin, fabricante do avião. A aeronave estava em um voo de testes, possivelmente antes de ser entregue ao cliente.
“Estamos cientes da queda do F-35B na pista compartilhada na Base de Reserva Conjunta da Estação Aérea Naval em Fort Worth e entendemos que o piloto ejetou com sucesso. A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado”, disse a Lockheed em comunicado, sem dar mais detalhes sobre o ocorrido.
O F-35B, variante de pouso e decolagem vertical do jato stealth, é operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Força Aérea Real Britânica e Marinha e Força Aérea da Itália. Japão, Singapura e Coreia do Sul também devem adquirir o modelo.
#Breaking New much clearer video, courtesy Kitt Wilder, of STOL variant F35 B model landing JRB Fort Worth, and pilot ejects. Condition of pilot still unknown. @CBSDFW pic.twitter.com/BeERIeyhtO
— Doug Dunbar (@cbs11doug) December 15, 2022
Fonte: AeroFlap
Créditos: Polêmica Paraíba