Uma mãe foi surpreendida ao levar a filha de 7 anos ao dentista em uma unidade básica de saúde em São Vicente, no litoral de São Paulo, e ver a profissional mandar a criança calar a boca, aos gritos, durante o atendimento. O vídeo obtido pelo G1 neste sábado (14) foi gravado pela própria mãe que, sem reação, resolveu registrar a cena. A Secretaria de Saúde do município informou que a dentista foi afastada das atividades.
A consulta aconteceu na última terça-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Saquaré, no bairro Vila Margarida. Em conversa com o G1, a mãe, que prefere não ser identificada, explicou que a menina estava reclamando de dor quando a dentista gritou mandando ela calar a boca (assista no vídeo acima). Em seguida, a menina chora.
“Na primeira vez ela já foi ignorante, mas foi só na segunda que eu consegui de filmar. O que registrei foi só um pouquinho do que aconteceu. Antes, ela chamou a minha filha de porca por estar com um dente cariado”, relembra.
Ainda segundo a mãe, antes de começar o tratamento, a filha perguntava se ia doer e, enquanto ela tentava amenizar a situação dizendo que não, a dentista dizia que não se pode enganar as crianças.
“Ela falava pra minha filha que ia doer sim, que eu estava a mimando demais e que devemos mostrar para as crianças a realidade. Não é assim que se atende uma criança. Eu não podia discutir com ela pois estava com outras duas crianças pequenas comigo. Eu fiquei sem reação.”
A mãe diz que tem uma consulta de retorno marcada para janeiro, mas não quer que a filha seja novamente atendida pela dentista. “Ela constrangeu a minha filha, dizendo que o filho dela não tinha nenhuma cárie e chamando a minha filha de porca. Eu vou voltar lá para que? Para ela maltratar a minha filha de novo?”, questiona.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou ao G1 que a profissional será afastada das atividades e será aberto um processo administrativo para apurar os fatos. O G1 tentou contato com a dentista, que não retornou as ligações.
https://youtu.be/WDlbD3bMUvE
Fonte: G1
Créditos: G1