Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento, no Centro de Florianópolis.
O flagrante teria ocorrido na sexta-feira (14) e gerou investigação na Polícia Civil, que busca identificar a pessoa que aparece nas imagens. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) também acompanha o caso.
A Polícia Civil informou que a apuração ocorre em sigilo. Já o MPSC afirmou que a prática pode resultar em “pena de reclusão de um a três anos e multa para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O vídeo é apurado pelo Necrim(Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância), criado em 2020 para identificar e combater células que cultuam o nazismo em Santa Catarina.
“A propagação do ideário nazista e o racismo são crimes que precisam ser combatidos com firmeza”, diz o MP, em nota.
https://www.facebook.com/ana.bursztynmiranda/videos/4275818252430270/?t=0
Cidade não tolera o nazismo, diz prefeito
Nas redes sociais, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou que o suposto autor do ato nazista pode sofrer problemas psiquiátricos.
Ele também solicitou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública acompanhe o caso para saber se, de fato, o homem sofre com algum transtorno.
“Nazistas não são bem-vindos”, declarou o prefeito. “A investigação definirá se é mesmo [problema] psiquiátrico ou desvio de caráter, ou os dois. (…) Toda essa repercussão negativa sobre o caso demonstra que a nossa cidade não tolera nazismo”, acrescentou.
Fonte: Uol
Créditos: Uol