O vídeo de um ultrassom publicado pelo médico obstetra Roger Kisoka chamou a atenção nas redes sociais nos últimos dias por mostrar um momento inusitado do bebê na barriga da mãe.
Durante a consulta, o médico compartilhou o momento em que o bebê fazia xixi e a imagem impressionou os internautas. “Está tudo bem. O bebê está aliviando”, brincou o obstetra na publicação.
Em entrevista ao Terra, a ginecologista obstetra Maria Carolina Dalboni explica que a ação do bebê observada no vídeo é comum, pois por volta da 18ª a 20ª semana de gestação, os rins começam a eliminar a urina e o feto já consegue realizar a função de filtração.
“O feto ingere o líquido amniótico, parte ele absorve e é filtrado pelo rim que elimina em forma de urina”, explica a especialista. Esse líquido é eliminado pela gestante.
Além disso, a obstetra conta que o equilíbrio do volume do líquido eliminado pelo bebê pode ajudar o médico a identificar se existem problemas de malformação em um órgão, parte de um órgão ou em uma região maior.
Aos curiosos em saber se essa é a única necessidade fisiológica do bebê, a especialista destaca que eles não fazem cocô durante a gestação e que o mecônio, matéria fecal estéril verde escura produzida pelos intestinos antes do nascimento, é eliminado no nascimento.
“Quando o feto ingere o líquido, ele forma o mecônio, então ele não evacua. Se o feto eliminar o mecônio no líquido amniótico isso pode levar a aspiração meconial, o que pode causar sofrimento fetal”, conclui a médica.