João Pessoa será a primeira cidade do país a realizar uma maratona de treinamento da sociedade civil para capacitá-la a apresentar projetos de lei de iniciativa popular. A ‘Virada Legislativa’, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), vai reunir parlamentares, assessores e cidadãos pessoenses para, juntos, construírem propostas que poderão se tornar lei através do aplicativo Mudamos. A Virada acontece nessa sexta (20) e
Para comentar a proposta, Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto esteve no Master News:”A iniciativa popular, que o aplicativo Mudamos ajuda a efetivar, é um direito presente desde a Constituição de 88. A ‘Virada Legislativa’ vem contribuir com outro passo importante: incentivar a transformação de boas ideias em textos legislativos, prontos para que as assinaturas sejam coletadas”, esclareceu.
Ele ainda informou que a mobilidade urbana foi o primeiro tema escolhido para o debate devido a demonstração de interesse da população pessoense pelo tema. “Quando nós lançamos o aplicativo Mudamos, 70% das ideias enviadas pelos pessoenses tocavam no tema mobilidade urbana. Então, nós percebemos que esta é uma temática importante para a cidade”, diagnosticou.
Marcos revela que a CMJP foi a primeira Câmara a implantar o Mudamos: “João Pessoa foi a única a oferecer um cenário político de vanguarda que possibilitou a implantação de todo processo”.
Créditos: Polêmica Paraíba