https://www.youtube.com/watch?v=TnCpzMpokTE
Um vídeo que mostra o acidente do domingo passado no qual uma mulher morreu atropelada por um veículo autônomo do Uber foi divulgado pela polícia de Tempe, no Arizona (Estados Unidos).
A curta sequência de 13 segundos mostra a visão exterior do carro do Uber no momento em que ele atinge uma pessoa que caminhava empurrando uma bicicleta, mas a gravação é interrompida no instante do impacto.
O vídeo foi mostrado assim devido à violência das imagens posteriores, segundo detalhou em um comunicado a polícia de Tempe.
Segundo a polícia, ela atravessou fora da faixa de pedestres.
Outra câmera foca a pessoa que está dentro do carro. É um operador que, por exigência da lei, fica no banco do motorista, para assumir o controle em caso de emergência.
Especialistas vêm falha
Dois especialistas em veículos autônomos foram consultados pela agência de notícias Associated Press e eles declararam, a partir do vídeo, que os sensores de laser e radar do veículo deveriam ter identificado a mulher atravessando a rua.
Sam Abuelsmaid, analista da Navigant Research, que também estuda esses veículos, disse que os sistemas de laser e radar podem enxergar no escuro muito melhor do que humanos ou câmeras, e que o pedestre estava bem dentro do alcance do sistema.
Com base nas mesmas imagens, a chefe da polícia de Tempe, Sylvia Moir, declarou ao jornal “San Francisco Chronicle” que entendeu, inicialmente, que o acidente será muito difícil de evitar.
Investigação
A polícia está investigando os detalhes do atropelamento e, uma vez concluída a investigação, apresentará o caso para ser revisado por um promotor.
Investigadores da Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB na sigla em inglês) chegaram na última terça (20) a Tempe, para começar as investigações do acidente.
Fonte: G1
Créditos: G1