A investigação foi pedida depois que o TSE recebeu e-mail do site TecMundo,com mensagens de hackers narrando como conseguiram invadir sistemas internos da Corte.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar uma suposta invasão a sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por hackers.
A investigação foi pedida na última terça-feira (6) pela presidente da Corte, Rosa Weber, depois que o TSE recebeu e-mail do site TecMundo, especializado em notícias de tecnologia, com mensagens de hackers narrando como conseguiram invadir sistemas internos da Corte.
Além do inquérito na PF, o TSE também abriu uma sindicância interna para apurar o eventual envolvimento de funcionários ou colaboradores internos que possam ter facilitado a invasão.
Segundo o TecMundo, os invasores disseram ter conseguido acessar a intranet do TSE, obtendo informações privilegiadas e confidenciais, como troca de e-mails, envio de senhas para juízes, credenciais de acesso e também a um aplicativo com dados sobre candidatos e eleitores.
Um dos hackers contou ao TecMundo ter conseguido acessar os sistemas internos por meio de vulnerabilidades em aplicações desenvolvidas pelo próprio TSE. Disse ter explorado a rede interna por meses, entrando em diferentes máquinas da Corte.
Disse ter conseguido “milhares de códigos-fontes, documentos sigilosos e até mesmo credenciais”, inclusive login de um dos ministros e do secretário de tecnologia do TSE.
Fonte: tec mundo
Créditos: tec mundo