Selfie é tema de documentário realizado por estudantes da Anhembi Morumbi

Para analisar o comportamento por trás das fotos, os alunos mergulharam em uma produção de quatro meses. “Observamos que o hábito de revelar e guardar fotos foi substituído pela prática do selfie. Queríamos entender a relação subjetiva que existe entre os autorretratos e os desejos das pessoas”, disse o estudante Kaike Wrechiski, que divide a direção do filme com Jéssica Françozo.

O fenômeno das populares fotos “selfie”, que tomam conta das redes sociais, foi analisado em documentário produzido por estudantes do 6º semestre da graduação de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi.

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Documentário analisa comportamento contemporâneo (Imagem: Reprodução)Para analisar o comportamento por trás das fotos, os alunos mergulharam em uma produção de quatro meses. “Observamos que o hábito de revelar e guardar fotos foi substituído pela prática do selfie. Queríamos entender a relação subjetiva que existe entre os autorretratos e os desejos das pessoas”, disse o estudante Kaike Wrechiski, que divide a direção do filme com Jéssica Françozo.

O trabalho de produção do filme #Selfie, de 12 minutos, começou com uma pesquisa sobre a origem do termo e a busca das primeiras selfies datadas. A partir daí, o grupo conheceu a jornalista Juliana Bacci, que estudou o tema para sua pós-graduação na Universidade de São Paulo. “Entrevistamos ela e seu orientador, Ricardo Alexino, para compreender o que há por trás desse ato, que pode parecer banal, mas se mostra relevante se o analisarmos através de uma perspectiva crítica”.

A psicóloga Anahy D’amico participou da produção e falou de questões do ego dos que praticam o ato. A modelo Juju Salimeni, adepta da moda, também deu sua opinião sobre o tema. “As questões que sempre estavam presentes nas perguntas eram: qual a relação deste fenômeno com a afirmação social? Com o ego? Com a solidão? Agora, nosso propósito agora é divulgá-lo para que as pessoas saibam o que há por trás da selfie”, declara Wrechiski.

O material está disponível no YouTube. O trabalho interdisciplinar foi conduzido pelos estudantes Ana Moreira, Cecillia Brunna, Felipe Santana, Isabela Gama, Marcos Galvão, Natália Ferreira, Robson Santos e Stephanie Luna.