Imagine só. Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, tentar se conectar na internet para assistir algo na Netflix e descobrir que você está desconectado porque alguém roubou os cabos de fibra óptica do poste em frente à sua residência. Parece surreal, mas acontece. E com certa frequência.
Mas, afinal, o que leva os ladrões a se debruçarem no meio da noite para cortarem esses fios?
O dinheiro, é claro. Mas a prática não é tão lucrativa assim. Segundo algumas empresas que fazem a compra de cabos de fibra óptica para reciclagem, o preço médio da venda gira em torno de R$ 2 por metro. No mercado negro o valor pode ser ainda menor.
Além dos cabos de cobre, baterias de armários, cabos elétricos em centrais telefônicas e equipamentos de transmissão também desaparecem misteriosamente das instalações de internet, mas são geram mais lucro ao criminoso. A caixa de emenda de fibra óptica, por exemplo, pode ser encontrada na internet por valores entre R$ 200 e R$ 500.
“Nos primeiros casos citados, as paralisações dos serviços afetam clientes de localidades como bairros e ruas comerciais. Em relação ao furto de cabos ópticos, cidades inteiras podem ficar sem internet”, conta Flávio Borsato, diretor de Engenharia e Operações da Sercomtel, empresa que oferece serviços de internet via fibra óptica em regiões próximas a Londrina, no Paraná.
Ele ainda afirma que houve um aumento considerável no número de casos envolvendo o roubo de cabos desde 2013.
Fato é que essa prática criminosa acaba deixando muita gente desconectada e os técnicos confusos já que o problema não é tão simples de ser identificado. Se o profissional que for realizar o conserto for inexperiente, poderá levar algumas horas até que perceba que os cabos foram furtados. Outros agravantes podem dificultar ainda mais o reparo.
A Sercomtel afirma que o problema é resolvido em até 12 horas para situações extremas quando há furto de cabos ópticos e que os profissionais precisam encontrar o local exato onde houve o rompimento dos materiais. Em casos mais simples, o reparo é feito entre duas e quatro horas.
Um dos jornalistas aqui do Olhar Digital passou recentemente por essa infelicidade. Cliente da Live TIM, ele escutou do serviço de suporte da empresa que ela precisaria informar a Eletropaulo antes de enviar um técnico para repor o cabo sumido. Essa, por sua vez, verificaria se realmente houve furto dos cabos e, então, autorizaria a operadora de internet a realizar os consertos.
Em nota, a Eletropaulo afirma que “apenas há aprovação prévia da distribuidora para pedidos de compartilhamento das estruturas, como previsto em contrato com as operadoras de telefonia e telecomunicação”. No caso do jornalista isso foi necessário e o tempo total em que ficou sem acesso à internet foi de cerca de 12 horas.
Tentamos o contato com a TIM e com a Vivo para comentar esse tipo de problema, mas ambas não retornaram os contatos até a publicação desta reportagem.
Fonte: Olhar Digital