caça-emprego

Robô busca vagas de emprego e as envie pelo Messenger

Que tal colocar um robô para ficar vasculhando a internet em busca de vagas de emprego dentro do seu perfil? É o que o Mr Joboto faz para você de graça

Em alguns segundos, Mr. Joboto faz uma varredura de oportunidades profissionais em sites de vagas e envia para você um link via Messenger com uma lista do que encontrou, com base no cargo e na cidade solicitados por você.

Interagindo e ajudando humanos em busca de emprego, Mr. Joboto é um chatbot, ou seja, um programa de computador que conversa com usuários. Está no ar desde fevereiro e funciona exclusivamente pelo Messenger do Facebook.

Um dos seus criadores, Deli Matsuo, que foi diretor de RH do Google e hoje comanda a Appus, de soluções de HR Analytics, não detalha o número de usuários mas garante que dezenas de milhares de pessoas já usam os serviços gratuitos do bot.

A ideia do projeto surgiu em conversa com o amigo André Moura, que também tem experiência em recrutamento, e o objetivo da empreita foi o de resolver o que, segundo ele, é uma das etapas mais difíceis do processo de busca de emprego. “A parte mais difícil é achar a vaga e o bot é a solução perfeita. Principalmente para vagas que não são comuns, é possível ficar monitorando sem fazer esforço”, diz Matsuo.

Fluente em seis idiomas, Mr. Joboto permite que o usuário faça buscas pontuais e, se desejar, crie até quatro alertas simultâneos, ou seja, é possível procurar quatro tipos de vagas ao mesmo tempo e em qualquer lugar do mundo. Toda vez que surgir algo dentro do perfil indicado, você recebe uma mensagem.

O bot vasculha agregadores como Indeed, CareerJet,por exemplo. Já os mais conhecidos como Catho ou Vagas ainda não têm sistemas que permitam a conexão com o bot. “São sistemas de TI mais antigos”, explica Matsuo.

O executivo espera que um dia possa até ganhar dinheiro com o Mr Joboto, mas essa possibilidade ainda não ganhou contorno nítido. “Não é o objetivo agora, a gente não tem qualquer modelo de receita previsto. Nós já temos nossos empregos fixos e o custo para manter o bot é baixo, conseguimos manter com nosso dinheiro”, diz ele que, por ora, quer apenas deixar Mr. Joboto mais famoso.

Fonte: Exame