Apesar de existirem mais Smartphones do que pessoas no mundo, cerca de 4,3 bilhões ainda não possuem nenhum tipo de acesso à internet. Alguns destes ‘excluídos digitais’ vivem em áreas rurais dos Estados Unidos e do Canadá, locais em que os provedores de internet não fornecem os seus serviços; outros habitam locais em que existe o acesso à internet mas, no entanto, o plano para mantê-la é extremamente caro.
Procurando solucionar este problema, o empreendedor Syed Karim criou uma solução em que promete conectar áreas remotas, cidades, países de primeiro e terceiro mundo de uma só vez. A ideia é implantar o Outernet, um satélite que tem como objetivo principal fornecer internet para o mundo inteiro.
utilizando uma combinação de nano-satélites com os satélites de comunicação convencionais, o objetivo é que a emissão de sinais de internet atinja qualquer pessoa que esteja com um dispositivo wi-fI habilitado. Feito isso, o satélite fornece dados para a tecnologia que, imediatamente, armazena-os em um disco rígido permitindo aos usuários receberem atualizações automática.
Desde o dia primeiro de outubro, o Outernet está em períodos de testes. Disponível em algumas cidades do mundo, o satélite transmite notícias, alertas de emergência –caso ocorra um desastre natural, artigos da Wikipedia e sites de educação. Por enquanto, a tecnologia apena utiliza satélites convencionas. É somente a partir do ano que o sistema de nano-satélites irá operar.