Mentira: Raios Cósmicos, desligue seu celular
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp
Raios cósmicos, desligue o celular
Alerta que aparece nas redes pede para as pessoas tomarem cuidados com os raios cósmicos que se aproximam da terra e pede, também, para que as pessoas mantenham telefone ( fixo) , celulares, tablets etc desligados e afastados do corpo pois podem causar muitos danos aos usuários.
Será mesmo verdade, que raios cósmicos podem destruir celulares e tablets?
«”Hoje à noite 00:30 a 03:30 não se esqueça de desligar o telefone , celular, Tablet, e etc. e colocar distante do seu corpo.
A Singapore TV anunciou essa notícia Por favor, leia sobre isso e cuidar de si mesmo . Diga a seus queridos parentes e amigos : Esta noite, a partir de 00:30 a 03:30 , perigoso, radiação de alta , os raios cósmicos vai passar perto da Terra . Então, por favor, desligue seu telefone celular. Não deixe que o seu telefone celular estar perto de seu corpo, ele pode causar danos. Por favor, verifique o Google e NASA BBC News. Envie esta mensagem a todos de quem cuida.”»
Analisando o boato dos raios cósmicos que destroem telefones e celulares:
O boato não possui uma data, apenas diz “hoje”. Isso por si só já o inutiliza, visto que o boato é antigo, circula desde 2008 e portanto teve seu prazo de validade expirado.
Em 2010, a BBC, uma das que, supostamente, de acordo com o boato, estaria fazendo o alerta, publicou uma matéria com o titulo “Trote sobre raios cósmicos atingindo a Terra causa pânico em Gana“. O povo de Gana, na época, interpretou o falso alerta como um aviso de terremoto.
A população de Gana, traumatizada com o terremoto que ocorrera uma semana antes no Haiti, ficou desesperada a ponto do vice-ministro da Informação de Gana, Samuel Okudzeto Ablakwa, ser obrigado a acalmar a população, dizendo às emissoras locais de rádio e televisão que o alerta dos raios cósmicos se tratava de um trote.
O boato em Gana foi idêntico a esse que circula na web brasileira.
Raios Cósmicos podem afetar celulares?
Raios cósmicos nem sequer são “raios”, são basicamente prótons, ou seja, partículas. Essas partículas, ao chegarem à Terra, colidem com os núcleos dos átomos da atmosfera, a cerca de 10 mil metros acima da superfície do planeta, e dão origem a outras partículas, formando uma “chuva” de partículas com menos energia, os chamados raios cósmicos secundários.
Raios cósmicos atingem a terra o tempo todo. O número de partículas que chegam ao nível do mar, em média, é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado. Os raios cósmicos secundários são inofensivos à vida na Terra, mas os raios cósmicos primários são perigosos para os astronautas no espaço.”
Resumindo: Não existe nenhuma recomendação da NASA e da BBC para se desligarem “hoje” os celulares e telefones devido aos raios cósmico.
Mesmo se fosse verdade, e não é, o tal hoje do alerta já é ontem e nós já estamos no amanhã.
Créditos: http://www.verdadeabsoluta.com/2015/08/mentira-raios-cosmicos-desligue-seu-celular.html