Inspirada no Tinder, 1 aplicativo de relacionamentos, a plataforma “Tem meu Voto” ajuda o eleitor a escolher candidatos a deputados estaduais, deputados federais e senadores dos Estados e do Distrito Federal mostrando quais são aqueles que mais se aproximam de suas ideias, ou seja, apresenta com quais políticos o eleitor “dá match”.
A plataforma foi lançada por 20 organizações que visam a renovação política, entre elas, os movimentos Acredito, Agora!, Livres e RenovaBr. A ferramenta foi produzida por profissionais de áreas diversas: jornalismo, tecnologia da informação, ciências sociais, design e redes sociais.
COMO FUNCIONA
Ao definir seu Estado, o eleitor responde a 6 perguntas de múltipla escolha sobre suas prioridades para as características do candidato e sobre o que quer para o país. A cada resposta, a plataforma alinha 1 número de candidatos que têm propostas que condizem com a mesma ideia.
As perguntas são referentes a se o eleitor deseja ou não votar em 1 candidato que:
- responda ou não a algum processo ou condenação;
- já foi eleito ou não para algum cargo público;
- proponha uma economia livre ou uma controlada pelo governo;
- concorde ou não que o governo deva intervir nas escolhas individuais das pessoas;
- priorize determinados temas nos próximos 4 anos.
Ao fim das respostas, a plataforma mostra quais são os candidatos a deputado distrital, estadual e federal e ao Senado que mais se alinham às ideias do eleitor, com porcentagem em ordem decrescente.
Neste ponto, a plataforma disponibiliza informações sobre cada candidato: foto, número da urna, partido, mini biografia, posições ideológicas, sites oficiais, processos e condenações (quando houver), prioridades, declarações de bens, entre outras.
Na plataforma, também é possível buscar por 1 candidato e verificar suas informações independente de alinhá-lo às ideias do eleitor.
A ferramenta dá ainda a possibilidade de “favoritar” o perfil de 1 candidato que o eleitor pretende votar, para facilitar a busca por ele novamente. Também é possível compartilhar lista de nomes e números dos candidatos e até imprimir na ordem certa para o dia da votação.
Conheça o Tem Meu Voto:
DADOS DA PLATAFORMA
As informações do Tem Meu Voto foram obtidas a partir de fontes públicas oficiais como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça), TJs (Tribunais de Justiça), TRFs (Tribunais Regionais Federais).
Para a leitura de processos e condenações, a plataforma utiliza a base de dados do Instituto ReclameAqui.
Para os demais filtros, informações registradas pelos próprios candidatos em seus perfis, como propostas e programas de governo.
Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360