Uma nova modalidade do Pix Automático foi anunciada, recentemente, pelo Banco Central do Brasil (BC), e que irá funcionar como facilitador de operações programadas de pagamento, como contas de água, luz e internet. A novidade deve ser lançada em abril de 2024.
De acordo com o que foi divulgado pelo BC, as regras do serviço devem ser lançadas em setembro deste ano e o desenvolvimento do sistema será iniciado no mês de outubro, onde a partir de fevereiro de 2024 serão realizados testes e logo em seguida lançado para o público.
Confira abaixo detalhes sobre a modalidade de pagamento:
O que é o Pix Automático?
O Pix automático é um facilitador de pagamentos. Ele permite que o valor de uma conta a ser paga seja debitado automaticamente. Conforme o Banco Central, o objetivo principal da ferramenta é proporcionar mais facilidade para pagamentos periódicos. “Os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população”, menciona a instituição.
Após o lançamento, o usuário poderá autorizar pagamentos previamente através do aplicativo do banco, ou ainda por meio do QR Code e Pix Copia e Cola. Isso retira a necessidade de autenticação de cada transação e também substitui a burocracia do débito automático, que é restrito geralmente a prestadoras de serviços públicos. Além disso, o Pix Automático permitirá pagar com mais facilidade contas como de academia, escola, condomínio, serviço de streaming, clube por assinatura, entre outros.
Quem pode usar o Pix Automático?
O Banco Central informou que o sistema de pagamento poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas, quanto por empresas de qualquer segmento ou porte. Essa novidade retira a restrição que permitia apenas o serviço de débito automático para grandes empresas.
O Pix Automático será gratuito?
O Pix Automático será gratuito para pessoas físicas. Porém, no momento do recebimento, as empresas poderão ser tarifadas. Dentro deste sistema de pagamentos instantâneos, os usuários vão contar com algumas funções, como a determinação de um limite máximo do valor a ser debitado, cancelar a autorização a qualquer momento e gerenciar os pagamentos recorrentes, o que fornece maior segurança nas transações.
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Polêmica Paraíba