Qualquer estudante de medicina ou interessado pelo assunto no mundo pode acompanhar todos os passos do médico Shafi Ahmed, do hospital Royal London, tendo acesso à internet e um Óculus Rift ou o Google Cardboard.
O médico Shafi Ahmed, do hospital Royal London (Londres), é conhecido por usar a tecnologia de gravação de vídeo para difundir o conhecimento científico. Em 2014, ele usou um Google Glass para filmar em primeira pessoa em uma cirurgia. Recentemente, ele fez a primeira transmissão ao vivo, em realidade virtual, de um procedimento cirúrgico. A operação, para a retirada de um tumor de cólon de um paciente com mais de 70 anos, começou a ser realizada recentemente, e pode ser conferida através da web. O procedimento é de rotina.
Imagens disponíveis a qualquer minuto.
Qualquer estudante de medicina ou interessado pelo assunto no mundo pode acompanhar todos os passos do dr. Ahmed no centro cirúrgico, em definição 4K. Basta uma conexão com a internet e um óculos de realidade virtual, como o Óculus Rift ou o Google Cardboard. Mesmo sem o equipamento é possível assistir ao vídeo, mas o controle do enquadramento é feito manualmente, não pelo movimento da cabeça. A expectativa é que a cirurgia dure duas horas.
A transmissão está sendo realizada pela empresa Medical Realities e também pode ser acessada por um aplicativo disponível para iOS e Android. O áudio e o vídeo são capturados pelo sistema Mativision, formado por seis câmeras independentes. A plataforma é mais conhecida por transmitir shows ao vivo.
Fonte: O Sul
Créditos: O Sul