vendas online

MARKETPLACE: saiba o que é e aprenda a ganhar dinheiro trabalhando online

Shopping online. É assim que denominamos o espaço virtual de grandes lojas como a Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas, que é oferecido para que pequenos comerciantes possam anunciar o seu produto, com o objetivo de aumentar a visibilidade de um comércio que teria dificuldade em ganhar espaço sozinho no mercado.

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

Shopping online. É assim que denominamos o espaço virtual de grandes lojas como a Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas, que é oferecido para que pequenos comerciantes possam anunciar o seu produto, com o objetivo de aumentar a visibilidade de um comércio que teria dificuldade em ganhar espaço sozinho no mercado.

De acordo com o site TechTudo, uma maneira mais fácil de entender a ideia por trás de um marketplace é considerar um cenário em que você decide abrir uma loja na sua cidade. Inicialmente o seu negócio pode ter dificuldade para competir com concorrentes mais consolidados no mercado e, do seu ponto de vista, instalar uma loja no mesmo espaço ocupado pelos rivais famosos é uma ideia interessante para ganhar visibilidade.

O marketplace consiste na mesma ideia: em vez de tentar competir com marcas, como as citadas acima, é possível colocar seus produtos no catálogo de grandes redes. Como esses sites recebem alta circulação de internautas e já conquistaram a confiança do consumidor, você tem mais chances de conseguir vendas.

Com essa nova possibilidade de vender online, também é possível ganhar dinheiro na Internet a partir de programas de afiliados em lojas e marketplaces. Dessa maneira, as pessoas cadastradas conseguem receber comissões por vendas de produtos adquiridos através de uma URL personalizada, onde as comissões podem variar de acordo com a categoria, produto e programa.

Abaixo, nós te apresentamos a três grandes plataformas de afiliados para quem deseja ganhar dinheiro trabalhando online. Confere aí:

1. Programa de afiliados Amazon

O programa Associados da Amazon tem como foco donos de sites e blogs que anunciam os produtos do e-commerce em seus endereços online. Quando o cliente realiza a compra a partir do link compartilhado, o afiliado recebe a comissão — que varia entre 8% a 15%, conforme a categoria do produto. O cadastro no programa é gratuito e ocorre por meio do site “associados.amazon.com.br” (sem aspas).

Logo após o cadastro, já é possível começar a criar links para os produtos e incorporá-los ao seu website. A plataforma efetua o pagamento das comissões mensalmente, na conta-corrente do afiliado, após 60 dias contados do término de cada mês.

2. Programa de afiliados Magalu

O Programa de Afiliados da Magalu segue a mesma lógica dos demais desta lista: ele é voltado para usuários com mais de 18 anos que querem gerar uma renda extra. O cadastro pode ser feito de maneira gratuita pelo site “parceiromagalu.com.br” (sem aspas). O Marketplace oferece de 1% a 12% de comissões para os afiliados, sendo possível divulgar mais de 7 milhões de produtos. O pagamento das comissões é realizado mensalmente — sempre que o afiliado acumular ao menos R$ 50 em comissões.

3. Programa de afiliados Hotmart

O último item desta lista é o programa de afiliados da Hotmart. Os usuários interessados na comissão devem se cadastrar por meio do site oficial “hotmart.com” (sem aspas) e fornecer seus dados bancários. Um diferencial da plataforma é que ela apresenta dois tipos de afiliados: “Autoridade”, referente a influenciadores ou outras pessoas com grandes audiências online, e “Árbitros”, destinado a pessoas comuns.

Na Hotmart, os afiliados são pagos de acordo com a configuração definida pelo produtor do infoproduto. O dinheiro da comissão pode ser sacado a partir de 30 dias corridos, considerando o prazo de garantia, no caso de afiliados que vendem em real. Caso o pagamento seja feito via Pix e boleto bancário, o prazo será de 2 dias (válido apenas para o Brasil).

Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos