herança

LEGADO DIGITAL: Apple permite usuário escolher herdeiros para acessarem os dados iCloud após sua morte

A função está disponível para todos que possuem um ID Apple configurado em iPhones com iOS 15.2 ou superior.

O Legado Digital é um programa da Apple que permite ao usuário escolher herdeiros para acessarem os dados armazenados no iCloud após sua morte. A função está disponível para todos que possuem um ID Apple configurado em iPhones com iOS 15.2 ou superior.

Como funciona o Legado Digital do iPhone

Embora saibamos que se trata de um tema sensível, o Legado Digital é uma forma bastante útil de garantir que dados importantes da sua conta não se percam após o seu falecimento devido, principalmente, à necessidade quase universal de autenticação de acesso a informações pessoais por senhas e criptografias.

Ou seja, esse recurso é uma forma segura de transmitir informações após a sua morte — como fotos, documentos e anotações — a entes e pessoas queridas. Isso elimina a necessidade de compartilhar sua senha e o acesso à sua conta iCloud com outra pessoa. Além disso, a Apple garante que segue práticas rígidas de segurança, solicitando atestado de óbito e analisando a autenticação do pedido antes de liberar o acesso.

Não há necessidade de que pessoas escolhidas para terem acesso à sua conta tenham um ID Apple. Após entrarem com requisição junto à Apple, há um período limitado de três anos até que todos os dados sejam excluídos. Ademais, todos os seus dados podem ser baixados, copiados e apagados pelos herdeiros.

Quais são os dados disponibilizados aos herdeiros

1. Dados acessíveis

Os contatos herdeiros poderão ter acesso à maioria de suas informações armazenadas no iCloud. Note que um backup pode ser instalado em qualquer iPhone ou iPad e alguns dados podem ser acessados pelo Mac. Veja, abaixo, a lista completa:

  1. Fotos
  2. Notas
  3. Contatos
  4. Mensagens
  5. Lembretes
  6. Eventos do Calendário
  7. Arquivos armazenados no iCloud Drive
  8. Backup do iCloud
  9. Histórico de chamadas
  10. Lista de favoritos do Safari e Lista de Leitura
  11. Informações de Saúde

2. Dados inacessíveis

Ainda que a lista de permissão seja extensa, alguns dos seus dados não poderão ser acessadas por ninguém — mesmo pessoas que tenham sido designado como herdeiras. Confira a lista:

  1. Chaves do iCloud, senhas do Safari e dados do cartão de crédito
  2. Cartões cadastrados do Apple Pay
  3. Filmes, músicas, livros e assinaturas feitas pelo dono da conta

Como adicionar um herdeiro ao Legado Digital

Adicionar pessoas para se tornarem herdeiros da sua conta é um processo bastante simples. Lembre-se, antes de começar, de que o seu iPhone ou iPad devem estar atualizados com a versão iOS/iPad 15.2 e posterior.

Fonte: Canal Tech
Créditos: Canal Tech