O Legado Digital é um programa da Apple que permite ao usuário escolher herdeiros para acessarem os dados armazenados no iCloud após sua morte. A função está disponível para todos que possuem um ID Apple configurado em iPhones com iOS 15.2 ou superior.
Como funciona o Legado Digital do iPhone
Embora saibamos que se trata de um tema sensível, o Legado Digital é uma forma bastante útil de garantir que dados importantes da sua conta não se percam após o seu falecimento devido, principalmente, à necessidade quase universal de autenticação de acesso a informações pessoais por senhas e criptografias.
Ou seja, esse recurso é uma forma segura de transmitir informações após a sua morte — como fotos, documentos e anotações — a entes e pessoas queridas. Isso elimina a necessidade de compartilhar sua senha e o acesso à sua conta iCloud com outra pessoa. Além disso, a Apple garante que segue práticas rígidas de segurança, solicitando atestado de óbito e analisando a autenticação do pedido antes de liberar o acesso.
Não há necessidade de que pessoas escolhidas para terem acesso à sua conta tenham um ID Apple. Após entrarem com requisição junto à Apple, há um período limitado de três anos até que todos os dados sejam excluídos. Ademais, todos os seus dados podem ser baixados, copiados e apagados pelos herdeiros.
Quais são os dados disponibilizados aos herdeiros
1. Dados acessíveis
Os contatos herdeiros poderão ter acesso à maioria de suas informações armazenadas no iCloud. Note que um backup pode ser instalado em qualquer iPhone ou iPad e alguns dados podem ser acessados pelo Mac. Veja, abaixo, a lista completa:
- Fotos
- Notas
- Contatos
- Mensagens
- Lembretes
- Eventos do Calendário
- Arquivos armazenados no iCloud Drive
- Backup do iCloud
- Histórico de chamadas
- Lista de favoritos do Safari e Lista de Leitura
- Informações de Saúde
2. Dados inacessíveis
Ainda que a lista de permissão seja extensa, alguns dos seus dados não poderão ser acessadas por ninguém — mesmo pessoas que tenham sido designado como herdeiras. Confira a lista:
- Chaves do iCloud, senhas do Safari e dados do cartão de crédito
- Cartões cadastrados do Apple Pay
- Filmes, músicas, livros e assinaturas feitas pelo dono da conta
Como adicionar um herdeiro ao Legado Digital
Adicionar pessoas para se tornarem herdeiros da sua conta é um processo bastante simples. Lembre-se, antes de começar, de que o seu iPhone ou iPad devem estar atualizados com a versão iOS/iPad 15.2 e posterior.
Fonte: Canal Tech
Créditos: Canal Tech