Novo sistema do iPhone, o iOS 10 foi revelado nesta segunda-feira (13), durante a conferência anual da Apple para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), em San Francisco (EUA). Entre as novidades está uma nova tela de desbloqueio, a Siri mais esperta – inclusive com o WhatsApp –, a troca de mensagens com mais personalização, um teclado que muda de idioma automaticamente e um aplicativo de fotos que reconhece viagens, pessoas e datas especiais.
A décima geração do iOS foi liberada hoje para testes de desenvolvedores. A fase de testes aberta ao público será iniciada em julho, com a previsão de que o iOS 10 final seja disponibilizado como um download grátis entre setembro e novembro, no outono do Hemisfério Norte.
Conheça a seguir as principais novidades do iOS 10.
Nova tela de desbloqueio
Logo de cara, o usuário vai perceber que o iPhone faz um melhor uso de seus sensores. Ao pegar o telefone da mesa ou do bolso, a promessa é de que a tela vai acender automaticamente – uma forma de poupar o botão Home, que costuma sofrer danos depois de meses de uso.
A tela de desbloqueio do smartphone da Apple passou por uma renovação completa. Agora, as notificações aparecem em balões claros, para não interferir no papel de parede do celular.
É no iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os modelos mais atuais da Apple, que a nova tela de desbloqueio atinge seu potencial máximo. O display 3D Touch, capaz de detectar a pressão aplicada contra a tela, torna-se protagonista: com as notificações, o usuário pode pressionar com mais força por alguns instantes para ter uma prévia do que tem naquele aviso. Na demonstração foi possível responder uma mensagem sem abrir o aplicativo Messages, checar as informações de um compromisso e saber se o motorista do Uber está perto.
A forma de acessar funções úteis da tela de desbloqueio também mudou. Ao deslizar o dedo da direita para a esquerda, o usuário acessa a câmera fotográfica. Ao fazer o oposto e deslizar o dedo da esquerda para a direita, o consumidor tem acesso aos widgets – balões com informações em tempo real, como a previsão do tempo e compromissos do calendário.
Siri mais esperta
Até agora, a assistente virtual Siri funcionava de maneira inteligente somente com serviços fornecidos pela própria Apple. Com o anúncio da abertura da Siri para aplicativos de terceiros, qualquer programador poderá ajustar um app de iPhone para que seja compatível com a Siri.
Num dos exemplos durante a WWDC, a assistente virtual foi capaz de compreender quando o representante da Apple pediu – por meio de comando de voz – que ela respondesse a um amigo diretamente no WeChat, um rival do WhatsApp.
Segundo o vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, a Siri é capaz de reconhecer mais de quatro maneiras diferentes de formular aquele comando. A integração com o WhatsApp também foi confirmada.
Fotos
O modo como o iPhone lida com fotos também mudou. Embora a câmera continue a mesma, a fabricante empregou no iOS 10 inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para criar álbuns. O sistema leva em consideração o local onde a foto foi feita e em que data, para agrupar todos os registros de uma mesma viagem ou um mesmo evento.
A AI também marca presença num sistema que cria filmes de passeios e datas comemorativas. O iPhone é capaz até mesmo de adicionar trilha sonora e escolher os melhores cortes dos vídeos. A função é similar à do Google Fotos.
Na redes sociais, donos de iPhones com memória interna de somente 16 GB demonstraram receio ao saber da novidade, uma vez que a capacidade de armazenamento é notoriamente pouca para quem gosta de fazer fotos e vídeos. Imagine, então, quando filmes gerados por computador forem salvos na memória do dispositivo.
Atualizações no Apple Music, Apple News e Mapas
O serviço de música da Apple, o Apple Music, recebeu uma atualização no aplicativo para iOS. Além do visual renovado, o programa recebeu as letras de músicas. Qualquer usuário do telefone poderá consultar o que diz o cantor diretamente no app oficial, sem depender de aplicativos de terceiros para isso.
Créditos: TECHTUDO