Termina nesta sexta-feira (26) o prazo de inscrição para a 3ª edição do HackFest Contra a Corrupção, maratona de programação realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). O evento tem como objetivo promover o conhecimento para o enfrentamento à corrupção e a melhoria da gestão pública por meio de ferramentas tecnológicas e acontece de 9 a 11 de junho no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
De acordo com o edital de regulamento, publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPB, a inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do preenchimento de um formulário no site do evento. Para se inscrever, é necessário ter a partir de 16 anos e pessoas até 18 anos incompletos precisam entregar, durante o credenciamento, uma cópia de um documento de identificação dos pais ou responsáveis, além de autorização para participação.
No total, são oferecidas 160 vagas para o evento, sendo que 60% delas são destinadas prioritariamente para estudantes ou profissionais que declararem, no formulário de inscrição, possuir experiência na área de tecnologia da informação seja por meio de cursos concluídos ou em andamento na área de TI ou certificado de participação em projetos de desenvolvimento de software. As demais vagas são preenchidas por estudantes e profissionais de outras áreas que podem contribuir nas equipes para concepção e desenvolvimento dos aplicativos.
Equipes
Durante a maratona, os participantes vão formar equipes visando a produção de softwares para computadores ou dispositivos móveis que possibilitem o controle social visando combater a corrupção ou melhorar a gestão pública. Os softwares podem ser aplicativos, sistemas web ou jogos, desde que sejam projetados para serem disponibilizados gratuitamente e que tenham o código fonte aberto.
Cada equipe deve ter no mínimo quatro integrantes e no máximo oito. As equipes devem escolher um coordenador, que vai ser responsável pela interação do grupo com a comissão organizadora. Os participantes precisam dispor dos próprios equipamentos para a realização das atividades. Os projetos devem ter o código fonte desenvolvido durante o evento e não é permitida a participação de um projeto que já tenha sido iniciado antes do HackFest.
Etapas
A primeira etapa do HackFest acontece de 9 a 11 de junho, com a realização do desenvolvimento dos softwares e eventos de fomento à cidadania. A segunda etapa acontece no dia 18 de agosto, com a entrega da premiação e a disponibilização dos melhores softwares desenvolvidos. O evento deve acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Vão ser premiadas as dez equipes finalistas, sendo três equipes com medalhas de ouro, três com medalhas de prata e quatro com medalhas de bronze.
Fonte: G1