O Governo Federal, através da Secretaria de Atenção Primaria da Saúde- SAPS, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, abriu o acesso ao Portal INFORMATIZA APS, para que os municípios solicitem o custeio mensal referente à implantação e manutenção do Prontuario Eletrônico do Cidadão. Para os municípios viabilizarem o acesso ao recurso, é necessário que as Unidades Básicas de Saúde já façam uso do Prontuário por pelo menos uma das três competências anteriores à solicitacão.
O INFORMATIZA APS foi instituído pela Portaria Nº 2.983, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2019, que dispõe sobre o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, por meio da alteração das Portarias de Consolidação nº 5/GM/MS e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Serão consideradas eSF ou eAP informatizadas aquelas que, em pelo menos uma das três competências anteriores à solicitação de adesão ao Programa Informatiza APS, tiverem enviado informações ao Ministério da Saúde provenientes de sistema de prontuário eletrônico, em ambiente on-line e sem necessidade de preenchimento e digitação de fichas.
Segundo Adriano Gonper, CEO da CBA TECH, empresa paraibana líder na Integração e implantação do Prontuário Eletronico do Cidadão no modelo sugerido pelo Ministério da Saúde, essa foi uma das promessas do novo governo e que está sendo cumprida na medida que o INFORMATIZA APS foi instituído e é uma realidade. Gonper ressalta ainda que a totalidade dos Municípios atendidos pela CBA TECH, com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, e que fizeram as solicitações de habilitação das suas eSF ( Equipes de Saude da Família) ao custeio do INFORMATIZA APS tiveram suas solicitacões de custeio prontamente aprovadas, o que vem referendar o serviço de excelência prestado pela empresa. “Toda a equipe técnica da CBA TECH sente-se muito feliz com o sucesso alcançado pelos municípios que conseguiram se habilitar e conseguir esse custeio, uma vez que é de grande valia para a gestão municipal da saúde “, afirmou Gonper. Maiores informações do INFORMATIZA APS e íntegra da Portaria no link abaixo.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria