iOS 11 contém uma falha que permite acessar as fotos do rolo da câmera de um iPhone mesmo que o celular esteja bloqueado com senha. O único requisito é ter o número de telefone ou o Apple ID do dono do smartphone para realizar uma chamada de áudio normal ou para o FaceTime.
De acordo com o canal iDeviceHelp no YouTube, que descobriu o problema, um procedimento simples de 30 segundos pode fazer o iMessage exibir a galeria do aparelho. A redação do TechTudo testou o passo a passo e obteve o mesmo resultado. Abaixo, veja todos os detalhes sobre o erro e aprenda também a proteger sua privacidade neste tutorial.
A falha envolve o funcionamento de vários recursos do iPhone com a tela bloqueada. Para acessar as imagens da vítima, é preciso realizar uma combinação específica que envolve duas chamadas de voz, uma mensagem do iMessage e um comando de voz usando a Siri.
O procedimento parece confundir o app de mensagens do iOS 11, que permite a visualização do rolo da câmera sem a necessidade de digitar senhas ou autenticar com digitais usando o Touch ID.
O erro foi testado no iPhone 7 Plus rodando o iOS 11.0.3, versão mais recente do sistema, e no iOS 11.1 Beta 3, que está em fase de testes e ainda não chegou para todos. O mesmo problema aparece no iPad Proatualizado, e tende a afetar qualquer aparelho com o iOS 11 instalado. O TechTudo entrou em contato com a Apple, porém a fabricante não se pronunciou sobre o assunto até o momento de publicação desta matéria.
Para evitar que suas fotos sejam acessadas por pessoas não-autorizadas é preciso impedir um dos agentes da falha. Por enquanto, até a Apple não liberar uma atualização de software, uma das soluções é desativar o funcionamento da Siri no bloqueio de tela do iPhone.
Passo 1. Acesse os ajustes do iPhone no iOS 11 e toque na opção “Siri e Busca”. Em seguida, localize o item “Permitir quando bloqueado”. Vire a chave ao lado para desativar a função.
Fonte: Techtudo