tech

Facebook começa a avisar brasileiros que foram afetados por roubo de dados

Para resolver o problema, o Facebook resetou os tokens de acesso de 50 milhões de contas. Outros 40 milhões de perfis foram deslogados como precaução.

Os internautas brasileiros que possuem perfis no Facebook começaram a ser avisados sobre quais de seus dados foram roubados no último ataque hacker identificado pela empresa. Calcula-se que 29 milhões de contas da rede social em todo o mundo tiveram as informações expostas.

Até então, o Facebook havia oferecido um link no qual o usuário poderia verificar se havia sido afetado pela mega falha de segurança. No entanto, as informações detalhadas sobre os dados vazados estavam em inglês dentro de uma caixa azul.

Recentemente, a empresa começou a exibir um comunicado dentro do próprio perfil dos usuários brasileiros informando em português sobre quais dados foram roubados.

Entre as informações roubadas estão a data de nascimento, o número de telefone, endereço de email e localização de vários usuários do Facebook.

Segundo a rede social, os hackers atuaram por 11 dias até que a falha de segurança fosse detectada.

Para se prevenir, a rede social recomenda:

– Ficar atento a ligações indesejadas, mensagens de texto e emails de pessoas que você não conhece
– Seu email e número de telefone podem ser usados contra você para spam ou tentativas de phishing
– Se você receber um email que diz ser do Facebook, pode revisar os emails seguros recentes em sua conta para confirmar se é legítimo
– Outras informações podem ser usadas para te enviar emails personalizados e mensagens que podem dar golpes em você

Como foi o ataque hacker

Segundo o Facebook, cibercriminosos aproveitaram uma falha no código da função “Ver como” da rede social. A vulnerabilidade permitiu que os criminosos acessassem tokens — “chaves digitais” que deixam as pessoas continuar logadas no serviço sem precisar recolocar a senha.

Para resolver o problema, o Facebook resetou os tokens de acesso de 50 milhões de contas. Outros 40 milhões de perfis foram deslogados como precaução. Com isso, 90 milhões de perfis foram afetados — isso representa 4% do total de 2,23 bilhões de usuários mensais do site.

Fonte: UOL
Créditos: UOL