Estudantes da UnB criaram o um Aplicativo para monitorar os gastos dos Deputados Federais.
A iniciativa faz parte do projeto “AKAN – Consciência Orçamentária”, da organização Visualize Mobile, por um Brasil mais transparente e participante.
No aplicativo o usuário pode comparar gastos da verba indenizatória dos parlamentares a exemplo passagens aéreas, hospedagem, contratação de pesquisas e consultorias entre outros. Os dados utilizados no site são públicos e podem ser acessados diretamente no site de Transparência do Governo Federal .
O aplicativo Akan está disponível apenas para dispositivos IOS Baixe nesse link mas a versão para Android já está em desenvolvimento. De acordo com o Akan o parlamentar que está em primeiro lugar no ranking de gastos para o mês de novembro de 2014 é o deputado Paulo Wagner do PV do vizinho estado do Rio Grande do Norte, com o montante de R$ 406.721,06 gastos.
Na Paraíba o deputado que mais utilizou a verba indenizatória no mês de novembro segundo o Akan está na 26ª colocação, trata-se do Deputado Manoel Júnior do PMDB, seguido da deputada também do PMDB, Nilda Gondim que ficou com a 52ª colocação. Já o parlamentar com a melhor posição no ranking é o deputado Aguinaldo Ribeiro que ficou com a 502ª colocação. Lembrando que esse ranking sofre mudanças mês a mês de acordo com a atualização dos dados no site da transparência. Vale a pena baixar o aplicativo e fazer comparações.