A gente finge que não sabe disso, mas é bom sempre lembrar: o Facebook conhece muito, muito, sobre você. A rede social capta seus dados e os utiliza até mesmo para fins comerciais, direcionando anúncios que supostamente seriam de seu interesse. Mas há algumas informações que são surpreendentes – e você pode ter acesso a elas.
A rede social disponibiliza nas configurações individuais de cada perfil o download dos seus dados. Após baixar essas informações (veja ao fim do texto como), você vai se surpreender com o que o Facebook sabe sobre você – e, provavelmente, isso é só uma amostra de uma quantidade infinita de dados de cada usuário. Confira algumas das informações no arquivo da rede social:
Lembra quando você entrou no Facebook
Todos os seus contatos do celular
As informações começam a ficar mais sensíveis na página seguinte. O Facebook mantém catalogada uma lista completa de seus contatos no celular – e olha que me recordo de ter rejeitado essa opção no Messenger, mas lembremos que o WhatsApp também é do Facebook. Até contatos mais recentes vão estar ali. É por isso que vez ou outra há sugestões de amigos daquelas pessoas que você só conversou no WhatsApp e não tinha nenhum contato pelo Facebook.
Sua linha do tempo completa
Os dados baixados pelo Facebook compilam ainda toda a sua linha do tempo. Qualquer ação que você fez na rede social em todos os anos estará nesse tópico.
Sim: toda a linha do tempo
Quando dizemos que tudo está lá, realmente é verdade. Se você rolar a tela até o fim da página, verá a primeira ação que fez na rede social – e que, para muitas pessoas, provavelmente será a adição de uma foto de perfil. Se você quer saber qual foi o primeiro post em seu feed, esse é o caminho. Cuidado só com o que vai desenterrar do seu passado – às vezes é bem vergonhoso.
Facebook sabe até detalhes da câmera que tirou foto
Isso é até um pouco assustador. O Facebook guarda entre seus dados detalhes da câmera que tirou a foto postada na rede social. No caso acima, existe a marca da câmera, a exposição da foto, o ISO, a distância focal, entre outros elementos.
E, lógico, mantém em seus dados o local da foto
Para algumas fotos, o Facebook ainda deixa guardadinho o local em que ela foi registrada. E por local, entenda algo bem detalhista. Nada menos do que a latitude e a longitude do local em que você estava quando tirou a foto está guardado em um servidor da companhia de Mark Zuckerberg.
Os amigos que você deletou
Sim, o Facebook deixa registrada uma lista com todos aqueles amigos que você desfez a amizade. É bem estranho lembrar das pessoas nessa lista e você pode se surpreender. Não apenas isso, a rede social mostra também os pedidos de amizade que você deletou ou rejeitou. Essa página dos dados do Facebook expõe também, logicamente, toda a sua lista de amigos e até seguidores (aquelas pessoas que pediram para ser sua amiga e você não respondeu).
Todas as suas mensagens
O arquivo de dados enviado pelo Facebook mostra ainda o registro de todas as suas mensagens enviadas no Messenger, da rede social. Essa ferramenta, contudo, é mais facilmente visualizada no próprio site ou no aplicativo de mensagens.
Até os eventos que você não foi
Sabe quando você confirma presença, mostra interesse ou nega um evento? O Facebook guarda essa informação – e provavelmente deve usar para definir seus gostos. A rede social armazena em seu site todos os eventos que você foi convidado. E, em cada um desse relatório, indica se você confirmou, colocou dúvida ou negou o evento. Até mesmo eventos que você sequer fez uma das reações aparecem na listagem.
Todos os seus logins
Esse parece ser um dos mais bizarros. O Facebook armazena todas as sessões de login no Facebook – isso, ao menos, deve servir para a segurança de sua conta. Na página são mostradas sessões ativas e sessões bem antigas, com informações do endereço IP, navegador e o dispositivo usado.
Alô, anunciantes
Todos esses dados servem para um grande propósito: vender publicidade. Tanto que uma das páginas do arquivo de dados do Facebook sobre você se chama “tópicos de anúncios” – basicamente, anúncios nos quais a rede social acha que você se interessa. Em nosso teste, até vimos alguns que podem estar corretos, mas é bom os anunciantes do Facebook ficarem ligados porque a ferramenta pode não ser tão eficaz – nunca ouvi K-Pop e J-Pop, por exemplo, presentes na lista.
Mais importante ainda: os anúncios em que você clicou
Ainda mais importante do que ter os tópicos de anúncios que você se interessaria, o Facebook mantém uma relação completa de todas as propagandas que você já clicou na rede social. Exatamente, todas. É dessa forma que estamos remunerando a rede social de Mark Zuckerberg.
O seu rosto em códigos
Por fim, algo também bem bizarro: os dados de seu reconhecimento facial. Essa seção aponta para uma sequência alfanumérica indescritível para mortais como nós. Por trás dela, um código para o Facebook reconhecer automaticamente seu rosto em fotos.
Como ter acesso aos seus dados?
Para acessar essas informações acima, é só logar no Facebook em um computador, clicar na setinha para baixo que fica no canto superior direito e abrir a página de configurações.
Ao fim das opções gerais na página inicial das configurações, haverá a seguinte frase: “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”. Clique nela. Você então receberá um e-mail afirmando que o Facebook está separando os dados do seu perfil e que em breve receberá uma nova mensagem quando o download estiver pronto.
No nosso teste, o intervalo entre um e-mail e outro foi de cerca de 10 minutos. Fique atento: o Facebook deixa o link de download ativo por apenas alguns minutos e então deleta ele.
O arquivo baixado do Facebook pode ser extraído e a página funciona como a rede social, tudo em HTML. É bem simples de interagir pelo seu navegador.
Créditos: UOL