Confira dicas para fugir dos problemas no Black Friday e aproveitar as ofertas

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O Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é a 4°sexta feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e mais recentemente no Brasil.

As ofertas são muitas, mas também os problemas com maquiagem de preço também são enormes, e pensando nisso resolvi postar essas dicas para que você aproveite todas as ofertas sem enganações comuns, como a maquiagem de preço e produtos.

1 Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outras lojas do mercado, inclusive na data da liquidação.

2 Outra informação que o consumidor precisa saber e que pode confundir quem acessa as lojas online é de que nem todos os produtos à venda participam da promoção da Black Friday. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam claramente identificados e destacados.

3 Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site, também poderá reclamar. Para isso é importante comprovar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

4 Para comprar com segurança, é fundamental que o consumidor busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet

5 Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;

6 Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;

7 Antes da compra, o consumidor deve observar os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;

8  Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;

9  Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário;

10  O comprador precisa se informar sobre as características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;

• Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”, que trata-se do cancelamento da compra no prazo de até sete dias;

• Ao confirmar a contratação, é importante imprimir ou, se possível, guardar sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;

11 O consumidor deve sempre exigir e guardar a nota fiscal da mercadoria;

12 A qualquer sinal de irregularidade, o indicado é entrar em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.

Reclamação
O consumidor deve denunciar abusos, tais como descumprimento à oferta, publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), mudança de preço no momento da finalização da compra e falta de informações claras sobre a empresa e o produto.

Boas compras e muito cuidado online e offline.

Qualquer reclamação, registre no site do Procon estadual da Paraíba.