Um grupo de cientistas da universidade de San Diego, na Califórnia, criou um protótipo de lente de contato com função de zoom embutida, controlada pelo próprio movimento do olho.
As lentes reagem aos sinais elétricos causados pela movimentação dos olhos, e podem aproximar ou afastar a imagem. Com isso, é possível combinar em uma única lente a correção para miopia e hipermetropia.
O protótipo é feito com polímeros que mudam sua estrutura de acordo com a corrente elétrica, imitando o comportamento do olho humano. Com a mudança da estrutura, o ponto focal muda e altera o que aparece em foco.
Indo além, os cientistas acreditam que certos movimentos específicos dos olhos podem ser usados para controlar as lentes como, por exemplo, ajustar o foco para perto quando a pessoa olhar para baixo, como palavras em um livro.
Apesar da tecnologia já estar em fase de testes, ainda há muito o que melhorar para que ela possa ser vendida: atualmente, é necessário usar eletrodos posicionados ao redor dos olhos para controlar o zoom, o que seria impraticável no dia a dia.