Uma garota aparece deitada na cama. Ela está de pijama e parece estar com dor. Sua calça e os lençóis têm manchas de sangue, indicando que ela está menstruada. Uma cena habitual na vida de uma mulher, mas que foi censurada no Instagram.
Foto: BBC Mundo
A jovem da foto é Rupi Kaur, uma poeta paquistanesa que vive em Toronto (Canadá) e que, juntamente com sua irmã Prabh, decidiu mostrar esse momento em uma série fotográfica chamada Period (menstruação, em inglês). Inicialmente, a artista publicou as fotos na rede Tumblr, mas, segundo contou Rupi à BBC Mundo, o problema começou quando a foto foi colocada no Instagram.
As fotos foram borradas duas vezes, de acordo com ela, porque estariam desobedecendo a política da empresa. Rupi argumenta que seu trabalho não tem nenhum conteúdo que fosse contrário às diretrizes do Instagram e põe o dedo na ferida: “O problema é que a menstruação é um tabu na nossa sociedade.”
O Instagram reconheceu à BBC que havia ocorrido um erro e mudou de posicionamento em seguindo, permitindo que a foto fosse postada. No entanto, a polêmica já estava lançada