O Facebook liberou uma mudança que vai deixar o aplicativo oficial da rede social para iPhone mais parecido com o Snapchat. A partir de agora, os internautas do Brasil vão encontrar a câmera aberta logo que iniciarem o app no smartphone – a ideia é que as postagens sejam sempre com imagens, no lugar do texto, que ainda predomina na rede social. A novidade faz parte de um teste que também acontece no Canadá.
Por enquanto, a mudança vale exclusivamente para quem tem celular com iOS e, com isso, os donos de Android ficam de fora. O gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, diz que no futuro a rede social será mais “videocêntrica”.
Segundo ele, no passado, o Facebook perguntava “o que estava na sua mente”, com um visual composto por uma caixa de texto e um teclado virtual, onde os usuários podiam responder essa pergunta. A atualização do aplicativo mantém a mesma pergunta, mas estimula os internautas a responderem em foto e vídeo o que está passando pela cabeça.
Na demonstração foi possível ver o aplicativo do Facebook para iPhone abrir já com metade da tela principal na câmera. O usuário tem a opção de tocar no quadrado das imagens ao vivo para deixar em tela cheia. Como já é natural na função de câmera do smartphone, é possível intercalar entre as imagens geradas pelo sensor principal e as imagens do sensor frontal, para selfies. Também existe a possibilidade de ativar o flash.
Proximidade do Snapchat.
A proximidade do Snapchat fica por conta das molduras e filtros. Os donos de iPhone adeptos da rede social têm a chance de incluir figuras comemorativas dos Jogos Olímpicos da Rio 2016, por exemplo. Já os filtros permitem, por exemplo, projetar a bandeira do Brasil como se fosse uma pintura no rosto do usuário. Para chegar a este resultado, o Facebook usa a tecnologia do aplicativo MSQRD, comprado recentemente pela empresa.
A questão da bateria foi um dos pontos-chaves na entrevista com Monga, que explica como os engenheiros “minimizaram” os efeitos da novidade: “Assim que você rola o feed de notícias para cima, a câmera é desligada automaticamente”.
O funcionamento da câmera de foto ou vídeo com filtros por cima lembra a chegada de Pokémon Go. Monga afirma que o Facebook “está empolgado com a realidade aumentada”, mas que a mudança no aplicativo para Facebook não tem a ver com o sucesso do jogo.
Fonte: Notícias ao Minuto