O aplicativo Espaço Livre nasceu com o objetivo de criar um “mapa da homofobia”, mostrando em um mapa digital locais que gays sofreram agressões físicas ou verbais. O app foi uma iniciativa desenvolvida durante a Virada Digital, uma colaboração entre o Catraca Livre, a Microsoft e a empresa de serviços de TI Comparex, ocorrida na Virada Cultural 2016 de São Paulo.
Os usuários do aplicativo podem registrar no mapa o local da agressão e os dados ficam armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft. Um mapa de calor é formado por esses dados, mostrando quais os lugares de maior violência contra a comunidade LGBT.
O aplicativo tem a preocupação de proteger a identidade dos usuários, portanto não é necessário qualquer tipo de cadastro. Basta posicionar o marcador no mapa e selecionar o tipo de agressão (física ou verbal) e a denúncia então alimenta o mapa disponível para todos os usuários.
O “Espaço Livre” está pronto e com previsão de disponibilidade nas lojas iOS, Android e Windows Phone ainda nesta semana, a fim de ser usado durante a parada LGBT em São Paulo, no próximo dia 29 (domingo).
Fonte: Catraca Livre