Segundo levantamento da Avast, maioria dos entrevistados não tem conhecimento mais profundo sobre o uso que pode ser feito desses robôs nas plataformas.
A Avast realizou no último mês de julho um levantamento entre os brasileiros sobre os chamados bots, que recentemente vem sendo usados de forma indevidas nas redes sociais para disseminar informações falsas e tentar manipular a opinião das pessoas.
Segundo a empresa de segurança, apenas um terço (33,49%) dos brasileiros sabem o que são e para que servem os bots. Enquanto isso, 36% dos entrevistados disseram desconhecer o assunto. Por fim, vale destacar que 30,44% disseram já ter ouvido falar sobre esses robôs, mas não exatamente quais as suas funções nas redes.
Conforme o levantamento, mais de dois terços dos brasileiros (68,67%) afirmaram que notícias ou comentários específicos em plataformas sociais podem influenciar, de maneira geral, a opinião política de uma pessoa em relação a um candidato ou partido.
“Com o uso de Inteligência Artificial, tem sido cada vez mais difícil reconhecer se a conta do usuário é de um bot (robô) ou de uma pessoa real. Uma boa dica para evitar que bots maliciosos se infiltrem na rede social do usuário, é não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos”, destaca a Avast.
Fonte: Dignow
Créditos: Dignow