Promotores na Rússia estão investigando um circo que apresentou como atrações um macaco com uniforme nazista e um desfile de cabras usando suásticas do regime de Adolf Hitler.
De acordo com o “Daily Mail”, o espetáculo foi encomendado pela Igreja Ortodoxa Russa para marcar as festividades do Natal ortodoxo, celebrado na semana passada. As sessões, assistidas por muitas crianças, foram conduzidas por tratadores usando uniformes do período soviético.
As leis russas proíbem a exibição de símbolos nazistas. No ano passado, entretanto, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto liberando o uso se os símbolos forem mostrados de forma negativa.
O espetáculo se deu no Circo Estadual Udmurtia, em Izhevsk, cidade famosa por ser sede da fábrica de fuzis Kalashnikov.
A Igreja se defendeu afirmando que o espetáculo havia sido encomendado para festejar a vitória soviética sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. O circo confirmou a versão. Porém, com a grande repercussão negativa do show nas redes sociais, os sites das partes envolvidas retiraram do ar imagens registrando as apresentações.
“Você precisa entender que uma característica especial da arte circense é o entretenimento, e não há nada de surpreendente no fato de que as imagens usadas nela tenham um caráter irônico e às vezes até grotesco”, afirmou um porta-voz da Igreja.
Fonte: Extra
Créditos: Extra