Mais de mil búfalos foram encontrados em situação de maus-tratos em uma propriedade rural de Brotas, no interior de São Paulo. Os animais estavam sem água, comida, em valas e áreas de brejo.
Segundo a polícia ambiental, a manada foi deixada para morrer com o objetivo de que a área se torne futuramente uma plantação de soja. O fazendeiro responsável pelos animais chegou a ser multado em R$ 2 milhões e preso. No entanto, após pagar fiança de R$ 10 mil, foi solto. Ele é psicanalista e atua na capital São Paulo
Ativistas ambientais entraram na Justiça pela tutela dos animais e para garantir um resgate e um manejo seguro. O caso foi descoberto no início deste mês.
“Tinha animal agonizando dentro de valas, animal de ponta cabeça no riacho, atolado, bebê e mãe mortos um ao lado do outro. Nunca vi uma coisa dessa, nessa quantidade. Eu não consegui entender, ainda, porque ele [o proprietário] não encaminhou esses animais para algum lugar de proteção”, disse ao portal Metrópoles Patrícia Varela, da ONG Santuário Vale da Rainha.
Veja imagens registradas por ativistas que tentavam resgatar os animais. Até um hospital de campanha chegou a ser improvisado no local:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba