Um pescador chamado Sam Synstelien teve uma atitude heroica ao pular no mar para salvar uma baleia jubarte que estava enroscada em uma corda. O ato de coragem aconteceu no mês passado, quando ele e outros tripulantes voltavam de barco para a costa, em Morro Bay, na Califórnia, EUA.
Os tripulantes perceberam que havia alguma coisa errada com a baleia, pois ela estava nadando em círculos. Quando se aproximaram, viram que ela estava desesperada tentando se livrar da corda.
Os pescadores ficaram monitorando a baleia durante um bom tempo e pediram ajuda pelo rádio, mas a guarda costeira disse que demoraria várias horas para chegar até o local.
O resgate
Sem a ajuda da guarda costeira, Sam decidiu tomar uma atitude radical. Ele pulou na água, subiu nas costas da baleia e cortou a corda. Tudo isso sem usar os equipamentos de segurança. O momento foi gravado por um dos pescadores que estavam no barco. Assista:
Heroico, mas perigoso
Apesar da atitude admirável, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) alerta que ninguém deve tomar atitudes arriscadas como essa.
Em comunicado, a agência San Francisco Gate falou que: “apesar de estarmos aliviados pelos pescadores não terem sido prejudicados e a baleia ter sido libertada, tememos que este vídeo seja um exemplo muito perigoso e possa incentivar outras pessoas a tentar tal resposta no futuro”. “A melhor prática para lidar com uma baleia enredada é nunca entrar na água com ela, porque esses animais são muito poderosos e perigosos nas proximidades”, finalizou a agência.
Fonte: O Viral
Créditos: O Viral