A divisão da NASA responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra identificou um asteroide de 4 quilômetros de diâmetro que deve chegar perto do nosso planeta no dia 29 de abril. O corpo espacial viaja a 31 mil quilômetros por hora, mas a agência espacial já avisou: não há motivo para preocupação.
“No dia 29 de abril, o asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa. Uma lista completa de todos os asteroides que passam pela Terra está sempre disponível no site cneos.jpl.nasa.gov/ca. Sigam em frente!”, comentou a agência espacial no Twitter.
Um asteroide menor, com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também tem causado preocupação na população mundial. Batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.
Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.
On April 29. asteroid 1998 OR2 will safely pass Earth by 3.9 million miles/6.2 million km. A @Daily_Express article implying there is a “warning” about this asteroid is false. A complete listing of all asteroid passes is always public at https://t.co/i6i8HwCDJq. Carry on!
— Asteroid Watch (@AsteroidWatch) March 4, 2020
Fonte: UOL
Créditos: UOL