Uma menina de dez anos gastou mais de £ 2.500 (cerca de R$ 15,4 mil) no site de jogos Roblox depois de conseguir alterar a senha de seu tablet sem que sua família percebesse. A mãe conseguiu reembolso, mas não sem muito esforço para não ter que pagar as prestações.
Roblox é uma plataforma que permite aos usuários criarem seus próprios ‘mundos abertos’ e jogos, mas também oferece compras para atualizar o personagem do usuário com roupas e acessórios exclusivos.
A mãe da menina, Georgina Munday, de 44 anos, disse que sua filha joga o tempo todo em seu tablet. Quando viu a fatura com a cobrança, a mãe achou que a conta da filha havia sido hackeada, mas logo entendeu que, na verdade, a própria criança conseguiu alterar a senha para permitir pagamentos no jogo.
O caso aconteceu em Denbighshire, no Reino Unido, e foi revelado pela BBC News. “Tínhamos acabado de ver centenas de transações, confirmações de pagamento, então o pânico se instalou”, disse Georgina. A maioria das compras era de pequenas transações de cerca de £ 20 (R$ 125, aproximadamente).
Por cerca de uma semana, Georgina, que é enfermeira, esteve em contato com a Apple e seu banco, o Tesco Bank, tentando garantir um reembolso, mas ambos recusaram nas primeiras tentativas.
“Foi uma época muito estressante. Não estou trabalhando no momento, estou cuidando da minha filha. Os últimos meses foram muito estressantes; talvez tenhamos pisado na bola. Eu apenas pensei que teria que pagar em prestações nos próximos anos”, desabafou.
Segundo a mulher, a situação apenas se resolveu quando o caso foi veiculado na mídia. Um dia após a primeira reportagem sobre o caso, Georgina disse que o Tesco Bank a contatou para dizer que reembolsaria o valor total.
Pais sempre vigilantes
“As crianças estão um passo à frente dos pais hoje em dia. Achamos que este jogo era bastante inocente, parece muito básico. É um mundo inteiro neste ‘Roblox’ sobre o qual não sabíamos nada”, disse.
A Apple disse que existem maneiras de configurar contas para alertar os pais antes que a criança queira fazer uma compra. A empresa recomendou que os pais e responsáveis não devem divulgar senhas ou ativar o FaceID e o TouchID para seus filhos e o Ask to Buy deve ser configurado para que as compras precisem de aprovação antes de serem realizadas.
A Roblox respondeu à reportagem que tem uma política robusta para processar solicitações de reembolso onde pode haver pagamentos não autorizados da conta de uma pessoa. “Os pais também têm acesso a um conjunto de controles dos pais que podem ser usados para determinar quanto seus filhos podem gastar e definir notificações de gastos para aumentar a visibilidade dos gastos de seus filhos no ‘Roblox’”. (*Com informações da BBC News Mundo).
Fonte: IG
Créditos: IG