O homem mais alto do mundo se encontrou a menor mulher do planeta na última segunda-feira (19). O inusitado encontro aconteceu na Califórnia (EUA). Sultan Kösen tem 41 anos e mede incríveis 2,51 metros. Já Jyoti Amge, de 30 anos, mede míseros 62,8 centímetros. Os dois foram fotografados juntos em um evento promovido pelo Guinness Book.
Sultan é um dos únicos 10 casos confirmados na história de alguém que cresce 2,5 metros ou mais. Seu surto de crescimento ocorreu aos 10 anos de idade e o tamanho de homem se deve a um tumor que o levou a desenvolver uma condição médica chamada gigantismo hipofisário.
Jyoti, nascida na Índia, tem altura menor que a média de uma criança de 2 anos. Sua pequena estatura é resultado de acondroplasia, uma forma de nanismo que fez com que seu crescimento parasse na altura atual.
Os dois conquistaram seus títulos no Guinness World Records em 2011. Sultan e Jyoti se conheceram em 2018 através de um convite do Ministério da Cultura e Turismo egípcio para visitar vários locais históricos.
No Egito, eles visitaram os locais antes de participarem de uma conferência no Fairmont Nile City Hotel, no Cairo.
Dünyanın “en uzun adamı” ve “en kısa kadını” Kaliforniya’da buluştu
Guinness Rekorlar Kitabı’ndaki unvanını 2 metre 51 santimetre boyuyla 15 yıldır koruyan Mardinli Sultan Kösen ile boyu 62,8 santimetre olan Hindistanlı Jyoti Amge, birlikte kahvaltı yaptıpic.twitter.com/JYcVOsGCFO
— Malazgirt Ruhu (@Ruhu_Malazgirtt) February 20, 2024
Fonte: Mais Goiás
Créditos: Polêmica Paraíba