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Influencers robôs viram fenômeno e 'cobram' até R$ 45 mil por postagem

Grandes marcas da moda estão disputando essas estrelas sem carne e osso. Com postagens patrocinadas e outras atividades, algumas influencers digitalizadas podem gerar cerca de R$ 65 milhões por ano aos seus criadores

A ficção científica costuma apresentar um mundo em que os humanos são substituídos por robôs. Esse universo artificial já é realidade nas redes sociais. Uma realidade bem lucrativa, aliás. Um dos fenômenos atende pelo nome de Miquela Sousa, Lil Miquela para os íntimos, os seus mais de 2,5 milhões seguidores no Instagram. A disputada influencer, entretanto, não passa de uma personagem hiper-realista.

Grandes marcas da moda estão disputando essas estrelas sem carne e osso. Com postagens patrocinadas e outras atividades, algumas influencers digitalizadas podem gerar cerca de R$ 65 milhões por ano aos seus criadores, segundo análise do site de marketing digital “OnBuy”. Em alguns casos, “elas” cobram até R$ 45 mil por postagem. E têm a vantagem de continuar trabalhando mesmo no meio de uma pandemia.

Além do sucesso nas redes sociais, as celebridades de mentira que parecem saídas da série “Black Mirror” estrelam campanhas de moda e lançam até música. Lil Miquela beijou a modelo Bella Hadid em um ensaio publicitário para a Calvin Klein e chegou a ser eleita pela ‘revista “Time” uma das mais influentes “pessoas” na internet, ao lado de Rihanna e Trump. A influencer robô já brilhou com peças de Prada e Chanel, em troca de polpudos cachês. Ah, Lil Miquela “tem” 19 anos!

Outra robô influencer, Noonoouri se tornou o rosto de uma campanha de perfume de Marc Jacobs com um estilo que se aproxima mais dos animes japoneses.

É um caminho sem volta, tanto que já há uma agência de modelos digitais, que promove, entre outras, a carreira de Brenn, estrela do lançamento de um novo carro Smart. E há quem faça sucesso também no universo fake masculino. Com 155 mil seguidores, Blawko, que só existe nos devaneios da internet, é chamado pelos seus fãs de “deus grego” e “homem com olhos perfeitos”.

Conheça outros influencers de sucesso que não passam de criações digitais:

Imma tem 240 mil seguidores no Instagram, e os seus criadores faturam cerca de R$ 3,5 milhões por ano. O seu perfil de beleza, com traços orientais, é semelhante ao de Lil Miquela.

Bermuda gosta de ser chamada de Rainha Robô. Um post patrocinado dela para os seus 270 mil seguidores não sai por menos de R$ 7.500. Ela é produto dos mesmos criadores de Lil Miquela e Blawko (com quem namora). Sua visão política é pró-Trump.

Shudu diz na sua biografia que é a “primeira supermodelo digital do mundo”. Com 205 mil seguidores, ela foi criada em 2017 por Cameron-James Wilson, artista visual e fotógrafo de moda britânico. Gera R$ 700 mil por ano.

Liam Nikuro foi adquirido pelo Washington Wizards, time da NBA (liga de basquete profissional dos EUA), como parte de uma estratégia para se comunicar com os jovens nas redes. O influencer foi até convidado a entrar na bolha da NBA na Flórida, onde a temporada 2019/2020 está sendo decidida.

Fonte: Extra
Créditos: Extra