Um relato publicado na revista científica “British Medical Journal (BMJ)” identificou um caso incomum: uma paciente indiana, de 25 anos, que tem sangramento nos olhos e no nariz quando menstrua.
Os médicos disseram que a rara condição é conhecida como hemolacria e causa lacerações parcialmente compostas por sangue.
As causas comuns de hemolacria incluem inflamação, trauma, lesões, distúrbios vasculares e hipertensão. As lágrimas podem parecer inteiramente feitas de sangue, mas na maioria dos casos são lágrimas normais tingidas com uma pequena quantidade de sangue.
A mulher foi a um hospital na Índia com a condição duas vezes no espaço de dois meses. Em ambas as consultas, a paciente estava menstruada.
Especialistas disseram que é provável que as lágrimas tenham sido causadas por duas doenças, hemolacria e menstruação vicária, que é um sangramento cíclico fora do útero.
A menstruação vicária pode causar sangramento em várias áreas do corpo, incluindo intestinos, orelhas, nariz, pulmões e mamilos, bem como a pele.
“Este é um caso clínico raro e incomum. Mais pesquisas seriam necessárias para entender exatamente o que causou as lágrimas de sangue da mulher e para determinar como tal condição poderia ser tratada de forma eficaz a longo prazo”, escreveram na publicação os autores do estudo.
A hemolacria também pode atingir homens. Um paciente de 52 anos foi estudado por médicos após apresentar a condição na Itália.
Fonte: Extra
Créditos: Extra