pandemia da covid-19

Filas de 10 mil carros esperam horas por comida nos EUA

Nos veículos estão desempregados, trabalhadores que sofreram corte de renda durante a quarentena ou mesmo pessoas que não estão encontrando alimentos em supermercados

A pandemia de coronavírus tem gerado uma cena recorrente em várias cidades dos EUA: filas quilométricas de carros à espera de distribuição de comida. Nos veículos estão desempregados, trabalhadores que sofreram corte de renda durante a quarentena ou mesmo pessoas que não estão encontrando alimentos em supermercados, cujas prateleiras têm sido constantemente esvaziadas por ávidos consumidores em meio ao pânico gerado pela disseminação da Covid-19, que já atingiu 614 mil pessoas e matou mais de 26 mil nos EUA. Algumas filas têm cerca de 10 mil carros, que esperam várias horas para ser atendidos em postos de distribuição.

Cerca de 16,8 milhões de americanos perderam toda a renda dos seus trabalhos desde meados de março.

Califórnia

Filas imensas de veículos se formaram no fim de semana para distribuição de alimentos – vegetais e enlatados – pelo Food Bank no estacionamento da arena esportiva Forum, na periferia de Los Angeles. Mais de 2 milhões de pessoas no estado se inscreveram para receber benefícios sociais em decorrência da pandemia e do isolamento social.

Em Anaheim, no domingo (12/4), a polícia montada ajudou a controlar uma fila quilométrica de veículos em busca de comida.

San Antonio

Cerca de 10 mil veículos se juntaram em uma impressionante fila na última quinta-feira (9/4) em San Antonio (Texas). No último fim de semana, o fenômeno se repetiu no Mega Giveaway, centro de distribuição do Food Bank.

“Geralmente alimentamos 60 mil pessoas por semana. Agora estamos tendo que alimentar 120 mil”, disse à NBC o diretor da organização em San Antonio, Eric Cooper.

Segundo Cooper, grande parte das pessoas que está vindo procurar alimentos nunca havia precisado do centro de distribuição.

Flórida

Milhares de moradores do Sul da Flórida levaram os seus carros a um centro de distribuição de alimentos em Opa-Locka na terça-feira (14/3). Em Miramar, a fila de veículos chegou a quase 8 quilômetros de extensão.

Kentucky

O mesmo serviço de distribuição de alimentos foi montado em LaGrange (Kentucky), atraindo centenas de motoristas cadastrados.

Pittsburgh

A periferia de Pittsburgh (Pensilvânia) foi o primeiro local nos EUA a chamar atenção, desde o início da crise, para as filas quilométricas de carros em busca de comida.

Fonte: Extra
Créditos: Extra