Você já teve a impressão de que casais que possuem semelhanças entre si possuem mais benefícios? De fato, especialistas têm defendido que os pares que compartilham de mesmos valores e objetivos são mais bem-sucedidos, mas nenhuma hipótese foi comprovada cientificamente.
Acontece que uma equipe de psicólogos da Universidade de Amsterdam, na Holanda, realizou uma pesquisa que se baseia no modelo dos “Big Five“ (ou Os Cinco Grandes Fatores) da personalidade humana. Essa teoria é bastante utilizada pela psicologia e mede os níveis de cinco características do indivíduo: “extroversão”, “neuroticismo”, “agradabilidade”, “conscienciosidade” e “abertura a experiências”.
Resultados positivos
Os resultados mostram que as semelhanças realmente importam entre os parceiros, principalmente na questão da “agradabilidade“. De toda forma, em alguns casos, a “combinação perfeita” não é a que traz maior bem-estar ao casal.
A equipe de Van Scheppingen analisou informações como traços de personalidade, bem-estar e satisfação de milhares de casais americanos em relacionamento duradouros. Eles levaram em conta a pontuação relativa dos indivíduos em cada um dos cinco traços de personalidade básicos.
Fonte: O Viral
Créditos: O Viral