inclusão

Esporte inclusivo: mulheres de saia disputam torneio de futebol na Índia

O que para muitos pode parecer um empecilho, para as atletas amadoras indianas não significou nenhum problema.

imagem: reprodução/internet

No fim de março, a cidade de Gwalior (Madhya Pradesh, Índia) realizou um torneio que celebra futebol e cultura voltado para o público feminino. Durante cinco dias, várias equipes disputaram a competição com um detalhe inusitado para quem está acostumado a acompanhar partidas do esporte bretão: todas as atletas usavam sari, o traje típico indiano, em campo. O que para muitos pode parecer um empecilho, para as atletas amadoras indianas não significou nenhum problema.

Muitas delas nunca tinham participado de um jogo “valendo três pontos” antes. O campeonato foi bem democrático: havia atletas de 20 a 72 anos, de profissões variadas, incluindo donas de casa. A maioria das 96 participantes era casada. Depois de três dias de treinamento, as futebolistas de sari foram a campo buscar a taça de campeãs.

A primeira edição do torneio ocorreu no ano passado, com quatro equipes. Desta vez, porém, o número dobrou, com oito times femininos no campo de uma universidade local.

“Este evento provou que o sari não é apenas uma roupa tradicional, mas uma roupa confortável para jogar futebol com extrema facilidade e fazer qualquer outra coisa”, disse Neetu Tomar, que disputou a competição pelo Time Azul.

O evento é patrocinado pela Prefeitura de Gwalior e por uma ONG local.

“Use sari e fique em forma foi o tema do torneio, o que conseguimos cumprir. Embora a próxima edição do torneio ainda esteja a um ano de distância, mulheres de outros distritos da região, incluindo Datia, já nos procuraram para participar”, disse a ativista Anjali Gupta Batra, que ajudou a organizar o evento, de acordo com reportagem do “New Indian Express”.

Fonte: Extra
Créditos: Extra