O fundador da Microsoft, Bill Gates apresentou um vaso sanitário futurista na Feira do Banheiro Reinventado (Reinvented Toilet Expo), que aconteceu na última terça (6), em Pequim, na China. A proposta da função Bill e Melinda Gates é um aparato onde as fezes possam ser coletadas sem uso de água ou de uma rede de esgoto municipal. No banheiro de Gates, produtos químicos transformam qualquer tipo de dejeto humano em fertilizante. (Via Reuters).
A ideia deste vaso está sendo desenvolvida há anos e já existem diversos modelos desta mesma ideia (alguns mais simples, outros mais complexos) — sempre separando os excrementos líquidos e sólidos. Gates diz que o sanitário, inclusive, já está pronto para fabricação, mas não chegou a especificar o quão cara a tecnologia seria para o consumidor final.
O vaso sanitário atual simplesmente manda os dejetos embora na água, enquanto estes vasos sanitários não têm o esgoto. Eles recebem os dejetos líquidos e sólidos e fazem um trabalho químico neles, o que inclui queimá-los na maioria dos caso.
O filantropo americano destacou os benefícios de um vaso sanitário autossuficiente que transforma o conteúdo expelido. Segundo dados da sua fundação, a esterilização dos resíduos excretados por humanos poderia impedir 500 mil mortes de crianças e economizaria US$ 233 bilhões por ano em gastos com tratamento de diarreia e cólera.
Mais da metade da população mundial não tem banheiros apropriados e isso gera consequências terríveis — que podem ser solucionadas por esse vaso (desde que a tecnologia se torne acessível).
Em um dado momento do evento, Gates levantou um pote de vidro com excrementos humanos no palco do evento. Dentro daquele refratário haviam 200 trilhões de células de rotavírus, 20 bilhões de bactérias e 100 mil ovos de parasitas. O bilionário ressaltou que para muitos essa quantidade de vírus é o dia a dia, e um banheiro que não necessita do desenvolvimento de infraestrutura de esgoto poderia ajudar a resolver a situação.
Nos lugares onde não há instalações sanitárias, tem muito mais disso. E é a isso que as crianças são continuamente expostas quando brincam, e é por isso que relacionamos isso não apenas com a qualidade de vida, como também com doenças, morte e desnutrição.
Fonte: NerdBunker
Créditos: NerdBunker