Destroços de uma aeronave dos Estados Unidos, de 1943, utilizada durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados na Baía do Tubarão, no município de Humberto de Campos, cidade a 153 km de São Luís, capital do Maranhão.
O achado histórico e inusitado aconteceu durante uma oficina ministrada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres), na última semana. A aeronave caiu há 78 anos no litoral maranhense.
Após a descoberta, um integrante da equipe técnica da secretaria, o escritor Wellington Matos, entrou em contato com o Departamento de Forças Armadas dos Estados Unidos, que confirmou que se tratava de um avião que pertenceu à frota norte-americana.
Segundo o departamento, a aeronave seguia para o norte da África, para participar de confrontos de guerra. Durante a viagem, o avião com seis militares norte-americanos passou por problemas e caiu. Toda a tripulação morreu.
Os destroços são parte do avião tipo Bombardeiro B-25, um modelo clássico usado durante a Segunda Guerra Mundial, por conter um bom armamento defensivo e sendo empregado com sucesso em missões na África, Mediterrâneo e Itália.
A aeronave chegou a ser fornecida há vários países aliados dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra, como a China, Indonésia, França e o Brasil.
Veja outras imagens:
Fonte: Polêmica Paraíba com G1
Créditos: Polêmica Paraíba com G1