Uma criança de 3 anos foi atacada por um rato enquanto dormia, no sábado (19) em Santa Maria (DF). De acordo com a família, a menina foi mordida na região dos olhos, teve febre por vários dias, mas passa bem, de acordo com informações do G1.
Conforme Cíntia D’arc Aquino Mota, mãe da menina, ela ouviu afilha grita durante a madrugada e quando chegou no quarto dela, ficou assustada com a quantidade de sangue no rosto da criança. “Eu pensei que minha filha ia perder a visão. Mas Deus é fiel e ela não perdeu. Ela está fazendo um tratamento”, afirmou ao G1.
Segundo a dona de casa, ela acredita que o rato apareceu por conta de um acúmulo de lixo na rua onde mora. “Uma ratazana atacou a minha filha por conta desse lixo. Na frente da escola e na frente da casa das pessoas. A gente tem que ter alguma providência sobre isso. Porque se aconteceu comigo, poderia acontecer com mais famílias”, disse a dona de casa.
Ratos são transmissores de muitas doenças e é importante ter cuidado. “Podemos elencar pelo menos 35 doenças atribuídas ao rato. Não somente em ambiente urbano. Sendo as mais conhecidas a leptospirose, o tifo, salmonelose, hantavirose, febre da mordedura do rato, entre outras”, explicou ao G1 o médico Lucas Albanaz.
Em nota ao G1, a Administração Regional de Santa Maria lamentou o ocorrido e informou que, nesses casos, o morador deve acionar a Vigilância Ambiental e solicitar uma desratização.
Leia a íntegra da nota:
“A Administração Regional de Santa Maria lamenta o ocorrido e informa que a invasão de ratos relatado pela moradora da Quadra 308 deve ser combatida da seguinte forma:
A moradora deverá acionar a Vigilância Ambiental da cidade, que fica no salão comunitário da Quadra 100, por meio do telefone (3393-1599) e solicitar uma desratização. Diferentemente da dedetização, esse procedimento é feito na rede de esgoto próxima à casa da moradora. Uma equipe especializada da Vigilância usa uma isca na rede de esgoto para atrair as ratazanas, que são animais transmissores de leptospirose, e despistá-las da casa.
Com relação ao lixo, o SLU tem uma programação semanal de recolhimento de lixo na cidade. Nesses casos, a moradora pode entrar em contato na Ouvidoria no telefone 162 ou solicitar a ida de uma equipe de limpeza ao local em horário comercial, por meio do telefone: 9 9427-2540.
Já sobre a campanha de conscientização sobre a correta destinação de lixo, a Administração Regional de Santa Maria vai retomar esta semana o projeto “Cidade linda é cidade limpa”. A iniciativa é uma parceria da Administração, DF Legal, SLU, Vigilância Ambiental, Caesb, Novacap e moradores e consiste em realizar um mutirão de limpeza de lixo em diversos pontos da cidade, além de um trabalho de conscientização dos moradores para destinar os resíduos irregulares no local certo.
A Administração de Santa Maria também encaminhou ao SLU uma solicitação de instalação de um papa-lixo na Quadra 308. O papa-lixo é um contêiner semienterrado, com capacidade de até 5 m³, que possibilita o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, evitando, assim, o descarte irregular pela população e a proliferação de vetores. Deve ser utilizado para receber resíduos orgânicos e indiferenciados (coleta convencional).”
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: ISTOÉ