Um atleta de 43 anos morreu depois de engolir uma abelha durante um treino de ciclismo que fazia na orla da praia de Ponta Negra, em Manaus-AM. Ao engolir o animal, o homem sofreu um choque anafilático. O caso ocorreu no dia 2 de março e o óbito foi confirmado no dia 23.
Waldonilton de Andrade Reis passou 21 dias internado em um hospital de Manaus. A morte cerebral foi confirmada após o atleta ter ficado mais de três minutos sem oxigênio no cérebro.
Em entrevista ao G1 Amazonas, a irmã de Waldonilton disse que ele esperou bastante tempo pelos primeiros socorros. Ela disse que ele ficou cerca de 20 minutos com dificuldade de respiração após ter ingerido o animal.
“Não teve um socorro, não teve um posto de saúde, não tem um hospital por perto. O máximo que tinha era uma base do Corpo de Bombeiros, que não tinha médico no plantão”, contou.
O choque anafilático sofrido pelo atleta é uma condição séria e até mesmo fatal que pode ocorrer em resposta a uma reação alérgica grave. Ele ocorre quando o sistema imunológico do corpo libera uma grande quantidade de substâncias químicas, incluindo histamina, em resposta ao que está causando a alergia.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba