Um visitante do Parque Estadual Crystal Cove, na Califórnia, nos EUA, avistou um peixe da ordem Lophiiformes destoando na areia branca da praia na última sexta-feira, dia 8. O animal é conhecido por habitar áreas profundas do Oceano Pacífico, normalmente a mais de 915 metros, e sua aparência chamou atenção de Ben Estes, que tirou uma foto destacando as presas dele.
O peixe em questão tem cerca de 5,5 metros de comprimento e foi identificado como um peixe-pescador, que é da família Himantolophidae, segundo a emissora “CBSN Los Angeles”. Embora sua existência não seja rara, é bastante incomum localizá-lo sem qualquer dano na costa. Ele foi encaminhado para o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.
Quem já assistiu à animação da Pixar “Procurando Nemo” pode se recordar de uma cena em que os personagens Dory e Marlin vão por engano às profundezas do mar e se deparam com um peixe muito maior do que eles com uma ponta luminosa à frente da boca. Tal como o assustador animal no filme, o peixe encontrado na praia californiana também traz a cima da cabeça uma barbatana longa, presente nas fêmeas, se estendendo até a frente com um bulbo fosforescente na extremidade. A luz produzida pode atrair presas e, assim, ele ganhou o apelido de peixe-pescador.
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: NE 10