A artista expressou seu luto e representou de maneira delicada o filho em retratos que materializam metáforas delicadas. Veja todas as fotos.
A fotógrafa inglesa Joanne Lewis estava pronta para comemorar a chegada do terceiro filho há quatro anos quando o pequeno morreu durante o parto. A perda deixou uma marca importante na mãe, que passou ainda por dois abortos disso.
“Todos que já perderam um filho sabem que não há como voltar a ser a pessoa que éramos antes disso”, escreveu a fotógrafa em seu site. Desde o ocorrido, ela pensava em como expressar seus sentimentos em um projeto sobre morte infantil e luto, até que, em 2019, a oportunidade chegou, ao ser convidada para participar do projeto The Travelling Dress.
A iniciativa reuniu 16 fotógrafas do Reino Unido para criar ensaios usando o mesmo vestido, da maneira como quisessem. Joanne aceitou e viu ali uma oportunidade perfeita para concretizar o sonho de transformar dor em arte.
Com o vestido, a fotógrafa criou um ensaio de fotos que representam a presença do filho que ela perdeu. As imagens usam efeitos especiais para imaginar o papel físico que o pequeno ocupa na vida da família, ao lado dos irmãos, por exemplo.
“Eu sei que morte e luto soam como temas mórbidos, mas queria criar imagens muito bonitas, que ajudem a quebrar o tabu sobre a morte”, escreveu Joanne. Ela espera que os cliques inspirem mais pessoas a dividirem seus relatos e, assim, se sentirem menos sozinhas e isoladas.
Fonte: Bebê abril
Créditos: Bebê abril