Os 119 anos de vida, completados no último domingo (10), são mais uma evidência de que Deolira Gliceria Pedro da Silva pode ser considerada a pessoa mais velha do mundo. A carioca é natural de Porciúncula, no extremo norte do Rio de Janeiro.
Sua neta, Leila Ferreira da Silva, de 63 anos, disse ao jornal Extra que não sabia inscrever a avó no livro de recordes Guinness, ao ser informada que Deolira é dois anos mais velha do que a pessoa mais idosa do mundo, segundo consta atualmente no livro de recordes. No documento de Deolira Gliceira consta a data de nascimento dela como 10/03/1905.
O Guinness World Records aponta, atualmente, Maria Branyas Morera, de 117 anos, como a pessoa mais velha do mundo. A norte-americana, descendente de espanhois, celebrou seu aniversário na segunda-feira (4).
Com dois anos de diferença, Deolira e Maria têm algo em comum: o bom estado de saúde, para duas centenárias. Maria concordou até em passar por testes científicos realizados por pesquisadores que buscam entender os segredos para uma vida longa, como a dela, segundo o Guinness.
Já o médico que cuida da brasileira afirmou que Deolira não tem nenhuma restrição alimentar, desde que a comida seja pastosa, segundo apurou o Extra. Familiares dela afirmaram que, por causa de uma queda, Deolira passou a ter dificuldades de locomoção, mas disseram que até os 105 anos a idosa colocava linha na agulha sem precisar de ajuda.
Como funciona a homologação?
Para que um recorde como o de Deolira seja oficializado pelo Guinness, a marca precisa ser registrada no site do livro. Posteriormente uma equipe avaliará documentos e fará pesquisas, para confirmar as informações.
Fonte: Terra