Uma das doenças que mais atinge grande parte da população mundial é o câncer. E muitas pessoas quando ouvem falar na doença, associam imediatamente a uma doença perigosa com risco de resultado fatal.
Mas, o que muitos na verdade não sabem, é que desde a década de 1970, a taxa de sobrevivência triplicou, sobretudo graças ao diagnóstico precoce. A maioria dos tumores são tratáveis com um resultado favorável para o paciente quando são diagnosticados antes de chegarem a um quadro avançado.
Muitas vezes, ignoramos sintomas importantes por não querer ir ao médico, o que pode prejudicar um diagnóstico precoce. Pensando nisso, elencamos aqui embaixo, 5 sintomas que o câncer pode apresentar e que as vezes podem passar despercebidos. Confira:
1. Perda de peso inexplicada: Emagrecer sem motivo aparente pode ser um sinal de alerta, principalmente se for mais de 5kg. Câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão são exemplos.
2. Cansaço extremo: Fadiga persistente que não melhora com o repouso pode indicar câncer, especialmente leucemia.
3. Alterações na pele: Manchas que crescem, doem ou sangram, além de escurecimento, vermelhidão, coceira e crescimento excessivo de pelos, podem ser sinais de diferentes tipos de câncer.
4. Feridas que não cicatrizam: Pequenas feridas que não cicatrizam em mais de quatro semanas ou alterações na boca que persistem exigem atenção médica.
5. Tosse ou rouquidão persistente: Tosse por mais de três semanas ou rouquidão podem ser sinais de câncer de pulmão, laringe ou tireoide.